Odair Delgado

O “Minha Vida, Uma História” desta semana conta a história de Odair Aparecido Delgado, 59 anos, proprietário do Chaveiro Delgado.
Odair nasceu em Cosmópolis e vem de uma longa data trabalhando – desde 1976, registrado na carteira e, antes disso, já trabalhava apanhando algodão, ajudando seu pai, que trabalhava na roça. Se formou em contabilidade, na Escola de Comércio de Cosmópolis, porém, viajou muito pelo Brasil afora. Montou o Chaveiro Delgado depois de viajar pelos estados a trabalho.
Odair conta como foi o percurso até abrir o comércio. “Trabalhei numa empresa construtora industrial, por isso, viajei pelo Brasil todo. Entrei como ajudante e fiquei por 15 anos. Quando saí, saí como comprador da empresa. Eu viajava para todos os estados, construíamos empresas de vários tipos, como agropecuárias, de alimentos, fertilizantes, de petróleo. Íamos desde o começo até terminar a obra, deixando tudo pronto, ficava somente o pessoal lá dentro durante um ano, para fazer o stand by para instruir os novos funcionários para trabalhar nos equipamentos que montávamos.
Fui fazendo cursos administrativos, trabalhando em escritórios e exercendo essa profissão. Depois disso, tive que ficar com a minha mãe, que morava em Cosmópolis, pois foi chegando numa idade mais avançada. Acabei montando o Chaveiro, que deu certo e, a partir daí, fui seguindo sempre pensando positivo”.
Ele também explica sobre a dificuldade de abrir o seu próprio negócio e de não saber o que era o Chaveiro. “Comecei fazendo cursos e muitos amigos me ajudaram. Aprendo até hoje e nós temos um grupo onde aprendemos e compartilhamos informações uns com os outros. Os carros vão se renovando e, então, temos que estar sempre atualizados, senão não vamos para frente e sempre inovar nos equipamentos, que não são baratos. O que eu vejo na cidade atualmente é que as pessoas estão investindo cada vez menos, pois, é um negócio caro e precisa ter recursos próprios”.
Odair ainda ressalta que “para trabalhar com essa profissão, tem que ser uma pessoa boa índole”.
Com o estabelecimento aberto desde 1994, fazendo atualmente 24 anos, ele fala sobre o que observa da vida desde então. “A vida é muito boa e, se você tiver fé em Deus, consegue tudo, basta acreditar. Saber viver sempre de bem, sempre estudando para aprender cada vez mais, criando amigos e grupos de amizades que se ajudam. A vida tem que ser vivida em paz e com sabedoria”, finaliza.