Odontologia possui grande procura para tratamentos estéticos

A odontologia vem tornando-se um dos meios de busca pela boa estética. Os procedimentos estéticos para correção do formato, tamanho e cor dos dentes, bem como harmonia do sorriso, dos lábios e do rosto, estão em evidência.
Segundo a dentista Ana Reato, o aspecto do envelhecimento precoce está relacionado a estrutura boca/face, que influencia diretamente na fisionomia; a perda dos dentes reduz o volume dos lábios, projeta o queixo para frente e a ponta do nariz para baixo. “A odontologia consegue reverter esse caso, não apenas com as intervenções bucais, mas também com a harmonização da face, como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores faciais”, explica.
Segundo a especialista, o clareamento é o procedimento estético mais procurado na odontologia, atua na parte mais superficial do dente, que se chama esmalte. “O gel do clareamento ‘limpa’ essa superfície, resultando em dentes gradativamente mais claros. É mito que o clareamento desgasta o esmalte, mas deve sempre ser feito sob supervisão do dentista”, recomenda.

Lentes e facetas
As lentes de contato e as facetas em porcelana conseguem devolver estética e mudar o sorriso; o que diferencia uma da outra é o tamanho e a quantidade de desgaste do dente – para ambas deve ser feito desgaste, mesmo que mínimo, para adaptação.
Ana Reato explica que as lentes de contato são fragmentos em porcelana, finos e delicados, que devolvem formato e anatomia aos dentes. Já as facetas têm espessura maior, corrigindo também alterações de cor. “Conseguimos mudar o sorriso e devolver estética com resina também, que, diferente das porcelanas que são confeccionadas pelo laboratório de prótese, as resinas são feitas no consultório, com desgaste mínimo ou nenhum desgaste, casos específicos trazem resultados incríveis quanto à naturalidade, durabilidade e estética do sorriso. Tratamentos que envolvem facetas de resina ou porcelana devem ser sempre iniciados com clareamento prévio”.

Para todos os tratamentos estéticos, deve ser feito um bom planejamento, assim pode-se indicar a melhor técnica e ter o melhor resultado; lembrando que podem-se associar técnicas para um resultado mais satisfatório, como a ortodontia (aparelhos), a cirurgia e a estética facial.

Dra. Ana Reato
Cirurgiã-Dentista
Especialista em Odontologia Estética
Harmonização Orofacial (toxina botulínica e preenchedores)
Acupuntura
19.99133.0414@reatoodontologia

“Vale lembrar, também, sobre os dentes do siso, que, quando indicados, devem ser removidos para um melhor resultado estético. Quando eles nascem; por volta dos 18 anos (sendo relativa a idade, de acordo com a fisiologia de cada paciente), a primeira impressão é de que ‘entortam’ os outros dentes, mas, na verdade, eles sozinhos raramente conseguem mudar a posição de todos os outros, o que acontece é que quando eles nascem, nossa mordida muda, o que pode, sim, ocasionar mudança no posicionamento desses dentes, que, em alguns casos, são corrigidos com os tratamentos estéticos ou com a ortodontia”, pondera.
Os clientes possuem uma expectativa muito grande com os resultados de um tratamento estético, portanto, procure sempre um profissional de sua confiança para tirar dúvidas e realizar um procedimento com segurança, avaliação prévia e diálogo entre profissional e paciente.