Óleos essenciais e suas propriedades para o bem-estar

Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para sua proteção e reprodução. “Podemos encontrá-los nas folhas, flores, cascas de frutos, galhos, raízes, sementes e troncos. Eles residem em pequenas bolsas (tricomas) nas plantas e são rompidos naturalmente por elas, liberando uma nuvem aromática ao seu redor, ou podem ser rompidos intencionalmente durante o processo de extração do óleo”, explica o Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barra de Acess Clayton Maciel. Ele ainda completa que “os óleos essenciais são considerados a alma e a essência da planta e são utilizados há muito tempo por suas excelentes propriedades. São altamente concentrados e muito complexos, podendo ultrapassar 300 componentes químicos, dependendo do óleo. Possuem princípios ativos potentes, porém, por ser tamanha sua complexidade, os efeitos secundários indesejados são minimizados no organismo, atuação esta diferente de quando isolamos este mesmo princípio ativo. O óleo essencial não é uma gordura em si, diferente do óleo vegetal, mas, é denominado ‘óleo’ por solubilizar-se em fase oleosa e não em água. Penetra muito bem em nossa membrana celular. Até 100 vezes mais que a água e dissolvem-se bem nos lipídeos de nossos corpos.
A relação do homem moderno com os odores está estreitamente ligada ao bem- estar”, comenta.
Podemos utilizar os óleos de diversas formas, porém, a que mais se torna eficiente em nossa rotina terapêutica se denomina Aromaterapia.
“A Aroma terapia é a terapia que utiliza os compostos aromáticos voláteis das plantas, isto é, seus óleos. Ela busca

Clayton Maciel
Massoterapueta Clínico e Terapeuta em Barras de Access
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
F. 98249 6959/ 3872 3722

tratar nosso corpo de forma natural, buscando restabelecer o equilíbrio do organismo. Pode atuar em diferentes níveis: Fisiológico, emocional e mesmo espiritual. Pode ser incorporada ao dia a dia de diversas formas: como preventivo, como terapia complementar, para produzir a cura, e em preparados para os cuidados de beleza”, explica Clayton.
A aromaterapia deve ser compreendida como um apoio, “dado por intermediário do equilíbrio e da harmonia que propicia, para a cura dos problemas que afligem o homem. Por possuírem múltiplas formas de utilizações e serem multifuncionais, os óleos essenciais podem ser incorporados ao dia a dia para diversos propósitos, desde a manutenção da saúde aos cuidados com a beleza, sempre agregando bem-estar físico e emocional a quem o utiliza. Além disso, cuidar-se com aromaterapia é extremamente prazeroso. Utilizar os óleos aromáticos puros extraídos das plantas faz-nos sentir integrados à natureza, como partes da criação, e não donos dela”, explica Clayton.
Em forma terapêutica, podemos utilizar diversos óleos e tratar diversas patologias (doenças), dentre elas:

• Dores musculares
• Dores reumáticas
• Queda de cabelo
• Estafa mental
• Depressão
• Dor de cabeça
• Ansiedade
• Cólicas menstruais
• Estresse
• Insônia
• Asma/ bronquite
• Medo.