Olheiras: o que causa, quais são os tipos e como tratá-las?

Elas podem aparecer em qualquer fase da vida, tanto em homens como mulheres, e em qualquer tom de pele

Um ponto marcante no rosto de qualquer pessoa são os olhos e a coloração marrom ou arroxeada da pele da região

Valéria Frueti Passos
Farmacêutica Esteta
CRF – 30415
(19) 99276-4877
@dra.valeriapassos

periocular é conhecida como olheira, que pode surgir por fatores genéticos, hormonais e até resultado de hábitos ruins, como a falta de sono, ingestão de bebida alcóolica e falta do uso de protetor solar.
As olheiras podem se formar em qualquer fase da vida, tanto em homens como mulheres, e em qualquer tom de pele.
Se você sofre com olheiras, fique atento para descobrir qual é a sua e como podemos minimizá-la, evitá-la e tratá-la.
Áreas escuras ao redor dos olhos são causa de muito incômodo entre mulheres e homens. Sejam azuladas, amarronzadas ou avermelhadas, as olheiras são divididas entre alguns tipos e é importante saber em qual se encaixa a sua para começar um tratamento.

Tipos
– Olheiras pigmentares ou melânicas: amarronzadas, são causadas pela hiperprodução de melanina na região dos olhos;
– Olheiras vasculares ou sanguíneas: normalmente azuladas, avermelhadas ou arroxeadas, podem ser causadas por má circulação nos vasos próximos ao globo ocular, retenção de líquidos ou mesmo por noites mal dormidas, cansaço e estresse;
– Olheiras profundas ou estruturais: acastanhadas, aparecem em pessoas cuja cavidade do globo ocular é mais profunda.

Causa
As olheiras podem estar relacionadas à exposição excessiva de sol, inchaço dos olhos, pele abaixo dos olhos muito fina e transparente, excesso de vascularização nessa região, mas, outras causas incluem o envelhecimento, e não se pode ignorar os fatores genéticos. Assim, a combinação de tratamentos é o que alcança melhores resultados na sua eliminação.
Evite coçar ou esfregar os olhos excessivamente, em caso de crises de alergias, pois podem piorar as olheiras devido à fricção da pele.

Tratamento
O tratamento para olheiras pode ser feito com peeling, ácido hialurônico, combinados com procedimentos para a flacidez de pele, tudo isso aliado com cremes anti-olheiras e uma alimentação rica em vitamina E são cuidados indispensáveis para manter a saúde da pele.