Onça é vista perto do Cosmopolitano F. C.

Ela se escondeu em meio a uma vegetação na frente de uma casa

Uma suposta onça foi vista na Rua Francisco de Mário, próximo ao Cosmopolitano F. C., no bairro Bela Vista, na noite de quinta-feira (22). As imagens do vídeo do animal estão viralizando nas redes sociais da cidade.

As pessoas que viram o animal passavam pela rua de moto e filmaram toda a ação. A onça corria bem rápido pelas calçadas das casas.

Em certo momento, meio perdida, ela correu e se escondeu em meio a uma vegetação no jardim externo de uma casa.

“Eu e o Leandro estávamos voltando pra casa de moto e vimos uma onça. Nós estávamos passando e eu vi um bicho correndo, era muito maior que um gato e não corria como um cachorro, ele pulava…

Nós fomos atrás e era uma onça. Era um filhote de onça. Estava tentando entrar nas casas ali na rua. Ela tentou entrar em três casas. No vídeo, não mostra, mas, ela começava a pular e tentava entrar…

Eu estava com tanto medo dela correr atrás de nós, que ficamos um pouquinho longe. Estou passada… era uma onça.

Eu liguei pra polícia, mandei o vídeo pra eles também…”, afirmou Bruna Zanelatto, autora do vídeo.

Bruna ainda esclareceu que “fomos pegos de surpresa, fomos atrás, brincamos com a situação, mas era bem perigoso pra gente… só queria ver se era uma onça mesmo – e era!”

O bairro Bela Vista fica próximo à rodovia SP 332, a Professor Zeferino Vaz, por onde passa o Rio Pirapitingui, que tem curso d’água pelas matas ciliares que fazem conexão com o Corredor das Onças, no bairro Matão. O animal pode ter vindo pelo Corredor e depois atravessou a pista, ficando perdido pela área urbana.

 

Cosmópolis faz parte do Corredor das Onças

O projeto Corredor das Onças começou a ser implantado na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de Matão de Cosmópolis (SP). O Corredor é uma conexão de trechos de floresta que permite aos animais se deslocarem por áreas maiores, sem sair do seu hábitat natural, o que traz mais segurança a eles e aos seres humanos. O projeto foi implantado na divisa entre os municípios de Artur Nogueira e Cosmópolis e liga a Arie do Matão de Cosmópolis à Arie Mata de Santa Genebra (SP).

A conexão entre as duas Aries é realizada pelas matas ciliares dos cursos d’água que nascem nas UCs e deságuam em dois grandes rios da região: o Rio Pirapitingui – que deságua no Rio Jaguari, no caso da Arie Matão de Cosmópolis –; o Rio das Pedras – que deságua no Ribeirão das Cabras – e o Rio Atibaia – que deságua na Arie Santa Genebra.

(Texto extraído do site do ICMBio)

Matéria atualizada às 17h43, com identificação e depoimento da pessoa que fez o vídeo.