Onda de calor excessivo compromete o abastecimento de água de toda região.

A última semana foi marcada pelos registros históricos de altas temperaturas no Estado, superando os 38c em muitas cidades

A última semana foi marcada pelos registros históricos de altas temperaturas no Estado, superando os 38c em muitas cidades, sobretudo nos municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) inseriu a RMC em alerta de nível vermelho, incluindo Cosmópolis aos municípios em situação de risco à vida humana, devido ao intenso calor e baixa umidade relativa do ar.
A situação excepcional, gerou uma atípica crise hídrica em diversas cidades da região, uma vez que a não incidência de chuvas em quantidade considerável, somada ao constante aumento do consumo de água, afetaram diretamente os reservatórios hídricos.
Em Cosmópolis, o aumento na média do consumo, resultou em baixas nos reservatórios municipais, marcando níveis mínimos de pressão, ocasionando desabastecimentos pontuais nos bairros, os quais, segundo a prefeitura, serão normalizados por meio de ações e obras que estão em andamento, com o objetivo de reforçar o abastecimento.

Dicas de uso consciente de água:
• Evite banhos demorados;
• Evite lavar calçadas e o carro com mangueiras, em caso de extrema necessidade, utilize um balde;
• Feche bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes;
• Limite o uso da máquina de lavar e reaproveite a água da máquina;
• Ensaboe todas as louças de uma só vez e mantenha a torneira fechada enquanto o faz.