Ônibus Biblioteca volta a circular pelos bairros de Cosmópolis

O projeto Ônibus Biblioteca – Rodando e Ensinando voltou a circular pelos bairros de Cosmópolis na terça-feira (8). O objetivo do projeto é estimular a leitura para crianças e jovens da cidade.

No ônibus, mais de mil livros estão disponíveis para empréstimo

O ônibus irá circular de terça a sexta-feira, pelos bairros Vila Cosmos, Jardim de Lourdes, Jardim Independência e Bela Vista até o dia 24 de novembro, funcionando no horário das 9 às 16 horas.
Segundo a responsável pelo ônibus, Alexia Alessandra Toledo de Paiva, o interesse de conhecer a biblioteca ambulante está atingindo todas as idades. “Muitas pessoas, que nunca tinham vindo no ônibus, estão vindo pela primeira vez e não são apenas crianças; alguns senhores, adultos e jovens entram para conhecer também”.
Alexia também informou que os bairros com maior movimento são Vila Cosmos e Jardim de Lourdes. “Acredito que está sendo mais movimento por serem os mesmo pontos e dias dos anos anteriores”.
Aproximadamente, 1.904 livros estão disponíveis para o aluguel. Os livros variam de literatura infantil, juvenil, americana, religião, brasileira e saúde.
Para pegar livros emprestados é preciso apresentar a carteirinha do Ônibus Biblioteca. Caso não tenha, é necessário levar um documento com foto e comprovante de endereço. Crianças a partir de 13 anos podem fazer carteirinhas em seu nome; já as menores de 13 devem usar o nome do responsável.

Alexia Alessandra Toledo de Paiva
Responsável pelo Ônibus

Programação para 2017
Acompanhe a programação para 2017:
– Terça-feira – Praça da Vila Cosmo – Rua Monte Castelo, s/n – Vila Cosmo;
– Quarta-feira – EMEB “Professora Odila Amaral Böttcher” – Rua Azize João Scursoni, n° 600 – Jardim de Lourdes;
– Quinta-feira – EMEB “Professor Felício Marmo” – Rua Eduardo Gallani, n° 175 – Jardim Independência;
– Sexta-feira: Praça do Rodrigo – Rua Santa Gertrudes, esquina com a Rua Dr. Moacir do Amaral – Jardim Bela Vista.

Biblioteca Municipal
A antiga biblioteca municipal da cidade, destruída por conta de um incêndio em dezembro do ano passado, continha um acervo bibliográfico que contava com mais de 10 mil livros, além de jornais antigos, móveis e equipamentos, os quais todos foram perdidos.

Aproximadamente mais de 10 mil livros já foram doados

Após o incêndio, a Secretaria de Cultura de Cosmópolis passou a receber doações de livros das pessoas que se solidarizaram, tendo o intuito da construção de uma nova biblioteca municipal.
Segundo a agente administrativa da Secretaria de Cultura, Mirian Todero, já foram doados aproximadamente 10 mil livros, mas, somente 2.500 livros estão prontos e catalogados. “Nós recebemos muitos livros, mas é necessário fazer uma triagem antes de catalogá-los e disponibilizar para empréstimo; é um processo um pouco demorado”.
A Secretaria pede que as pessoas que se solidarizarem e quiserem fazer doações, doem livros de literatura e em bom estado.

Mirian Todero Agente Administrativa da Secretaria de Cultura

De acordo com Mirian, a perspectiva da Secretaria de Cultura é que a inauguração da nova biblioteca seja entre os meses de novembro e dezembro, na própria sede da secretaria. “Nós queremos trabalhar com a biblioteca viva, com atividades, interatividades, informática, tornar uma central de informações. Também será integrado o Centro de Memória”.
Mirian informou que a construção da biblioteca está em fase de desenvolvimento e muitos jovens já estão à procura dos livros. “Muitos jovens estão ligando na Secretaria e perguntando pelos livros, mas, não podemos ainda empresta-los”.
Os livros que estarão nas estantes da nova biblioteca da cidade serão literaturas infantis, juvenis, americana, inglesa, brasileira, religião, viagens e livros clássicos para os vestibulandos.
As doações são feitas na Secretaria de Cultura de Cosmópolis, localizada na Rua Santa Gertrudes, 254, Centro (Próxima a Rodoviária).