Organização é essencial para quem quer retomar os estudos na vida adulta

Com o aumento na exigência de escolaridade pelo mercado de trabalho, muitos adultos estão buscando formação em ensino superior. Mas, o caminho que, hoje, é facilmente trilhado pela juventude, mostra-se mais complicado para quem deixou de dedicar-se ao aprendizado há muitos anos.
Apesar do empenho que os adultos possam mostrar ao iniciarem uma nova etapa estudantil em suas vidas, é comum enfrentarem uma série de dificuldades. “Problema de concentração e memorização das informações, falta de tempo, falta de vontade e motivação. Outro fator agravante são as limitações físicas e de locomoção e, quando conseguem retornar, muitos reclamam do excesso de informações e dificuldades para entregarem seus trabalhos no formato digital”, explica a Coach Cleide Sampaio.
Segundo a profissional, para lidar com os pontos negativos, é

Cleide Sampaio, Coach de Vida e Carreira
Contato: (19) 99240 8864
FOTO: Arquivo Pessoal

necessário identificar em si a motivação que levou à escolha de retomar a vida escolar. Neste caso, é importante que seja feita uma relação dos principais objetivos a serem alcançados após a conclusão dos estudos. “Após encontrar o ‘objetivo ou os objetivos’, escreva três pontos positivos que você alcançará após o término”, explica.
Exercícios como estes podem ajudar na criação de um cenário futuro, que tornará mais fácil o caminho em direção a realização do objetivo em questão. “Lembrando que o apoio familiar neste processo é extremamente importante, principalmente, se houver cônjuge e filhos”.
Algo que Delci Nascimento Peres, de 51 anos, pode confirmar. Com 42 anos, ela deu início à vida letiva novamente, com o objetivo de cursar Gestão de Logística para ajudar o filho em sua empresa. “Passei anos da minha vida em uma empresa sem conseguir subir de cargo, justamente por não ter o ensino superior. Então, partir para a faculdade aos 49 anos e, durante esse período, pude contar com o auxílio da minha família, principalmente, do meu filho, que sempre me ajudou quando eu tinha dúvidas”, afirma.

 

Delci Nascimento Peres
Formada em Gestão de Logística pela Universidade Paulista (UNIP)
FOTO: Gazeta/TV Jaguari

E para que isso fosse possível, Delci passou a separar momentos específicos para cada atividade. “Eu tinha muita vontade de estudar. Via muitas vídeoaulas e sempre anotava o que aprendia. Tudo dentro do tempo que estipulava para a faculdade, já que fiz EAD (Ensino a distancia)”, explica.
Planejar e definir horários específicos para cada ação é de suma importância para que os estudos não se tornem um fardo. “Tão importante quanto definir este cronograma é cumpri-lo. Esforce-se e comprometa-se consigo mesmo, para cumprir com a meta que estabeleceu, pois, isso gerará credibilidade e confiança não só para si, mas também para os demais que se relacionarão com você”, esclarece a Coach.
Um local tranquilo, com poucas distrações, é necessário para um melhor desempenho. “Deixe o seu celular no silencioso, determine um tempo que se dedicará e estabeleça uma meta sobre o conteúdo a ser estudado. Após concluir sua meta, recompense-se”, conclui Cleide Sampaio.