Orientação: o que fazer ao encontrar um animal ferido?

Médica veterinária oferece recomendações e dicas do que fazer para ajudar os pets encontrados desta forma

Quando se encontra um animal ferido é preciso ter cuidado, ele pode estar assustado ou com dor e acabar sendo agressivo. Ele pode, por exemplo, ter sido atropelado, mordido por outro animal ou até mesmo ter sido vítima de maus tratos. Portanto, a aproximação deve ser feita com muito cuidado e tranquilidade, sem movimentos bruscos.
Primeiramente, aproxime-se com calma e o cubra com uma toalha ou pano, privando-o da visão e para que você se proteja ao apanhá-lo. Caso necessário, utilize luvas grossas para se proteger de mordidas, arranhões, bicadas, etc. No caso de ser um cão, se possível, coloque uma focinheira e passe uma guia ao redor de seu pescoço. O ideal seria colocá-lo ainda em uma caixa de transporte ou em uma caixa de papelão.
Depois, não o deixe desamparado, leve-o imediatamente a um veterinário para oferecer o tratamento adequado para os ferimentos. Enquanto ele estiver em tratamento, você será responsável por ele, mesmo que depois você o disponibilize para adoção. Pode ser que o animal tenha dono, então, é sempre bom compartilhar fotos em redes sociais para ver se alguém o conhece.
É importante lembrar que não é aconselhável dar medicações por conta própria, pois, você pode acabar agravando o quadro do animal, além de o privar de um tratamento correto.
Além disso, deve-se tomar cuidado ao levar o animal para casa, mesmo depois de levá-lo ao veterinário, e o colocar diretamente em contato com os seus. Este animal pode ter ou estar incubando alguma doença infectocontagiosa. O ideal é mantê-lo pelo tempo do tratamento em um local sem outros animais.
Após a cura dos ferimentos, se você for adotar o animal, no caso de cães e gatos, é preciso vermifugá-lo e vaciná-lo, já que não se sabe de seu histórico. Só após esses cuidados, ele deve ser posto junto com seus animais. Com certeza, esse animalzinho será muito grato a você por ajudá-lo quando estava ferido e ainda lhe proporcionar um lar com muito amor e carinho!

Natalia Idalgo de
Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967