Dra. Renata e Dr. Leonardo Kowalesky apontaram principais pontos de estudo recente
Nesta semana, a Dra. Renata Kowalesky e o Dr. Leonardo Kowalesky expressaram em suas redes sociais a satisfação com mais um estudo envolvendo a acupuntura no uso para o tratamento de dores crônicas. Os especialistas na área ainda elogiaram uma profissional envolvida no artigo divulgado recentemente. Veja na íntegra:
“Ficamos muito contentes em receber, esta semana, a notificação do Pubmed da publicação de um artigo de pesquisadores Brasileiros sobre o uso da acupuntura no tratamento de dor crônica.
O artigo ‘Impact of Acupuncture Intervention on the Pain Intensity of Patients Treated at a Tertiary Hospital in Brazil’, publicado pela Dra. Natália Valente (@dranataliavalente.dor) e equipe, trata-se de um estudo observacional que avaliou retrospectivamente o resultado do tratamento com acupuntura de 449 pacientes tratados no Hospital de Base em Brasília.
Alguns destaques do estudo:
1) A Lombalgia como queixa principal foi responsável pelo maior número de encaminhamento para tratamento com acupuntura, tanto em homens quanto em mulheres;
2) A cervicalgia e lombalgia foram as queixas secundárias (queixas extras do motivo principal do encaminhamento) mais prevalentes;
3) Os ciclos de tratamento com acupuntura para dor crônica consistiram em média de 8 sessões (1x por semana);
4) Ao final do tratamento, houve redução estaticamente significante de mais de 50% da intensidade de dores crônicas de diferentes causas. Diminuição de VAS 7,3 iniciais para 3,2 após ciclo de tratamento com acupuntura.
Os dados deste estudo vêm ao encontro de grandes metanálises de alta qualidade que demonstram que um ciclo de tratamento com acupuntura é capaz de reduzir mais de metade da intensidade de queixas relacionadas a dor crônica (Vickers et al, 2017).
Apesar deste estudo observacional não fazer um acompanhamento de longo prazo dos pacientes (para verificar quanto tempo durou ou efeito do tratamento da acupuntura), em metanálise publicada na revista Pain (MacPherson et al 2017), verifica-se que o efeito após um ciclo de tratamento por acupuntura perdura por pelo menos 1 ano após término do tratamento.
Parabéns à Dra. Natália e equipe pela publicação! Grande contribuição científica para a População Brasileira que sofre com dor crônica (cerca de 37% dos brasileiros têm dor crônica segundo estudo de base populacional, de Souza et al. 2017), demonstrando o potencial do uso da acupuntura no tratamento da dor crônica”.