Os 10 Mandamentos – 10º Mandamento: Não cobiçarás

Este mandamento está em Êxodo 20:17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma de teu próximo”.
O dicionário português define assim a palavra cobiça: “1. Desejo imoderado e inconfessável de possuir. (o que geralmente não se merece). 2. Ambição. 3. Avidez.
Desejo em ter as coisas é normal do ser humano, desejamos ter uma família, um bom emprego, um bom local para morar etc. Porém, a cobiça é diferente, é o amor por coisas de uma maneira fora da proporção, fora do equilíbrio, fora do lugar.
Percebe-se, nos dias de hoje, que está cada vez mais difícil para muitos de nós vivermos de forma satisfeita com o que nós temos.

O que a cobiça nos causa?
1. Esgotamento físico e mental. Ouça o que diz a Bíblia: “Não te fatigues para enriqueceres; e não aplique nisso sua sabedoria”. Neste desejo desenfreado em conseguir as coisas, muitos acabam com sua saúde.
Muitos não percebem que a verdadeira felicidade não vem do resultado de ter aquilo que você ainda não tem, a verdadeira felicidade vem do reconhecimento e gratidão daquilo que você tem.

2. Dívidas. Em Eclesiastes 5:11, “Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem…” Isso quer dizer, quanto mais se ganha, mais se gasta. Queremos sempre mais, e queremos ter o que as pessoas ao nosso redor possuem, e queremos igualzinho.
Muitas vezes sem poder, compramos aquilo que não precisamos, com aquilo que nós não temos, com o cartão de crédito, por exemplo, e daqui a alguns dias a conta chega e dívidas também!

3. Preocupação. Veja o que a Bíblia diz: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito, mas a fartura do rico não o deixa dormir” Ecl 5:12.
O próprio Jesus quando viveu nesse mundo disse: “a vida de qualquer homem, não consiste na abundância do que possui” Luc 12:15.

4. Insatisfação. Veja o que disse o sábio Salomão: “Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará, e quem amar a abundância nunca se fartará da renda” Ecl 5:10.
“Coisas” podem até trazer felicidade, mas só por algum tempo. Quando ganhamos um presente ficamos muito felizes, depois de um tempo, tudo que foi novidade, deixa de ser. Tudo neste mundo material é passageiro.
Mas o que fazer então? Veja o que diz o apóstolo Paulo: “Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer tenha muito ou quer tenha pouco” Fil 4:12 (NTLH). Veja, temos que aprender a nos sentir contentes. Esta natureza não temos, aprendemos.

Quatro sugestões de como evitar a cobiça?:
1) Pare de se comparar a outras pessoas: A Bíblia nos diz: “Não temos a pretensão de nos igualar, ou de nos comparar com alguns, quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento”. II Cor. 10:12 (NVI). Nós não precisamos ter tudo o que atrai nossos olhos. Se quiser ter tudo aquilo que o atrai, você será um infeliz. Paulo diz: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” 1TL 6:9. Muitos sacrificam até relacionamentos na tentativa de manter um padrão, manter um status.

2) Não busque satisfação completa nas “coisas” deste mundo:
Alguns pensam que se conseguissem fazer aquele cruzeiro tão sonhado, o emprego tão sonhado, viajar pelo mundo inteiro, a aposentadoria alta, acertar na mega sena sozinho, aí sim seria feliz, será? Pura ilusão. A Bíblia é clara; “Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará, e quem amar a abundância nunca se fartará da renda” Ecl 5:10.

3) Alegre-se com aquilo que você já tem:
Veja o que diz a Bíblia: “Se Deus der a você riquezas e propriedades, e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus”. Ecl 5:19 (NTLH). Todos caem na armadilha da fórmula: “Quando eu conseguir aquilo eu vou ser feliz”. A felicidade é aprender a se sentir satisfeito e alegre com aquilo que você já tem”. A Bíblia diz: “É melhor ser pobre e temer a Deus, do que ser rico e infeliz” Prov. 15:16 (NTLH).

4) Use o que já possui para ajudar os outros.
Veja o que a Bíblia diz aos ricos: “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem e sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Desta forma, acumularão riquezas, um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.” 1Tim 6: 17-19. (NVI).