Os 10 Mandamentos: 5º Honrar pai e mãe

O 5º Mandamento da Lei de Deus é: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor, Teu Deus, Te dá” Êxodo, 20:12.
A família é a unidade mais básica da vida. O relacionamento com nossos pais, ou mesmo a ausência deste relacionamento, afeta de maneira PROFUNDA cada um de nós. Tanto pro bem quanto pro mal.
Não podemos escolher quem seriam nossos pais. É algo que não nos compete. Interessante que, no Novo Testamento, Paulo disse: “Tínhamos nossos pais, segundo a carne, que nos corrigiam. Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia” Hb 12: 9-10.
Antes de entrarmos na explicação de como, de fato, faço para Honrar meu pai e minha mãe, quero passar algumas realidades fundamentais entre pais e filhos:
1. Não existem pais perfeitos.
2. O respeito dos pais se começa em casa.
3. O relacionamento com os pais afeta todos os demais relacionamentos.

Como devemos honrar nossos pais:
1. Como criança, através da obediência e submissão. Veja Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo”. Veja também em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.

O sábio Salomão explicou qual o resultado da obediência aos nossos pais: “O filho sábio alegra seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” Prov. 10:1.

2. Como jovens, através da aceitação e do respeito. Prov. 23:22 diz “Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer”.

Muita gente coloca a culpa nos pais por coisas que deram errado na vida, mas, a Bíblia condena este pensamento. Prov. 20:20 diz “O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas.”.

Nós precisamos perdoar nossos pais por coisas que nos fizeram. Nós honramos nossos pais também quando os perdoamos.

3. Como adulto, através do amparo e do apreço. Em Provérbios 19:26, diz “O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra”.

Devemos cuidar de nossos pais enquanto vivos: Todas as flores para os pais não farão diferença nenhuma dadas em seu funeral. Farão diferença para vocês, e não para eles.

Um dia, liguei para uma pessoa que havia perdido o pai, e ela me disse: “Perdi meu pai com 35 kg, mas consegui dizer algo que nunca tinha dito, pai eu te amo. Hoje me sinto aliviada”.

Nós não nos lembramos do 1º beijo que recebemos de nossos pais. Mas, podemos lembrar do último beijo que demos neles. Muitos filhos se remoem em remorsos que nunca terão fim.

Infelizmente, o que vemos também são pais e mães abandonados em Asilos. Vejam o que diz a Bíblia sobre isso: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. 1 Timóteo 5:8.

Finalização: Não se esqueçam que quando Jesus Cristo estava na cruz para morrer, uma das coisas que Ele Se preocupou foi com o futuro de Sua mãe, Maria. Ele disse para um de Seus discípulos: cuide de Minha mãe!

Deixo também uma mensagem para os filhos que foram machucados pelos seus pais, com mágoas, dores de infância, abandono, abusos. Eu digo: perdoa-os.

Saiba que você é lembrado e é especial para Deus. Veja o que diz a Bíblia: “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá” Sl 27:10.

E para os pais, também digo: não tentem fazer de seus filhos aquilo que vocês gostariam de ser. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” Efésios 6:4.