Os 10 Mandamentos: 6º Mandamento “Não matarás”

O 6º mandamento está em Êxodo 20:13 = Não matarás.
Este mandamento, geralmente, é mal aplicado, mal compreendido, mal explicado. O primeiro homicídio foi relatado no livro de Gênesis, no capítulo 4. Em um momento de inveja, ira, raiva, o primogênito de Adão, chamado Caim, mata Abel, seu irmão.
À primeira vista, este mandamento parece ser o mais fácil de ser guardado, pois a grande maioria nunca matou ninguém e nem pretende fazê-lo. Sobre isso, é bom aprendermos o que o próprio Jesus Cristo nos diz sobre esse assunto: “Ouvistes o que foi dito aos antigos; Não matarás, mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, (insulto) será réu de sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, (tolo) será réu do fogo do inferno” Mt 5:21-22.
Vivemos em uma época da reciprocidade, você me dá algo que eu te dou algo em troca. O ensino de Jesus descrito acima é a única forma de romper com ciclo de violência. Cristo é a única alternativa contra o efeito dominó causado pela violência nos dias de hoje. O coração humano busca sempre a oportunidade de dar o troco.
Jesus ainda diz o seguinte no verso 39: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal, mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”.
Quando Cristo menciona o 6º mandamento, Ele quer dizer que existem várias maneiras de uma pessoa assassinar outra.
Quando Deus diz: “Não Matarás”, certamente, este mandamento se aplica também ao suicídio, a eutanásia*, ao aborto* e todo tipo de violência à vida humana.
Importante dizer que é Deus quem cria, que sustenta e somente Deus tem o direito de dizer quanto tempo viveremos.
Podemos matar uma pessoa com palavras más, encurralando essa pessoa, deixando-a irada ou também ao outro ponto extremo, ignorando a pessoa de forma como se não existisse.
Vem à nossa mente que precisamos fazer essas maldades para ensinar a pessoa, para ela “aprender” e, deixando-a triste, que reflita que precisa mudar. Mas, Jesus Cristo nos ensina diferente. Veja: “Mas a vos, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam”.
Concluindo: aqui vai uma palavra de conforto, para todo aquele que, de uma forma ou outra, se sente culpado por ter quebrado este mandamento, ‘não matarás’. Grande parte da Bíblia foi escrita por 3 homens: Moisés, Davi e Paulo. E os três, de maneira direta ou indireta, tiraram a vida de alguém; mesmo assim, todos foram perdoados e Deus usou os 3 de maneira extraordinária. Esta é a mensagem da Graça Divina, no Deus que cremos. Para Deus não interessa o que nós fizemos no passado, mas a direção que estamos caminhando hoje.

*Aborto e Eutanásia: salvo condutas de acordo com a lei e da área médica competente, aí não é pecado.

Kléber Gonçalves
www.novasemente.org.br