Os 10 mandamentos: 7º Mandamento – Não adulterarás

Este mandamento está em Êxodo 20:14 = Não Adulterarás.
A mensagem de hoje não é trazer memórias tristes do passado, principalmente, se você já confessou seu erro para Deus e implorou seu perdão. Nada destrói tanto um casamento do que o adultério. Nada!
Mas, vamos focar no futuro. Deus é um Ser que Se deleita na alegria. Deus criou o sexo, mas excessos não fazem bem, exemplo disso é a água para nossa sede e o fogo para cozinharmos, por exemplo; esses excessos, o primeiro mata e o segundo queima e mata também.
Quanto ao sexo, muitos se gabam de ter muitas parceiras(os) sem limites. Muitos buscam a liberdade e alegrias sem limite.
O 7º mandamento é uma lei essencial da vida humana. Uma passagem muito conhecida da Bíblia nos ajuda a entender. Gênesis, 2: 21-22 “Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”. E Adão, muito feliz, entendeu a importância e disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne”. Então, Adão teve a primeira relação sexual com Eva. A Bíblia traz as palavras claras: “Portanto, deixará o homem o seu pai e sua mãe, e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma carne”.
Na psicologia, o ato sexual é conhecido como “identificação”. Significa que, de uma forma misteriosa, durante o ato sexual, compartilhamos a identidade da outra pessoa, como se fôssemos essa pessoa. Uma união. É por isso que o próprio Deus estabeleceu essa união para sempre, “até que a morte os separe”.

Durante o ato sexual, liberamos a OXITOCINA (a Oxitocina é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros. Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo).
Ao contrário dos que muitos creem, é IMPOSSÍVEL fazer sexo e sair da cama, na crença de que nada aconteceu.
O apóstolo Paulo disse: “Ou não sabeis que o que se ajunta com a prostituta, faz-se um corpo com ela? Porque diz, serão dois em uma só carne”.
O próprio Jesus Cristo disse: “…o homem se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne”. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Mt. 19:5-6. O sexo foi o meio mais poderoso para “colar” dois corações.
Dois corações não podem ser separados sem causar GRANDES danos a ambas as partes.
O sábio Salomão acrescentou: “Bebe a água da tua fonte e das correntes do teu poço” (referindo-se a esposa). E em um trecho mais profundo diz: “…por causa de uma prostituta se chega a pedir um bocado de pão…”
Mas a luta começa já em nossa mente, e não é fácil, veja o que disse Jesus: “Ouvistes o que foi dito aos antigos; Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher cobiça, já em seu coração cometeu adultério com ela.” MT. 5:27-28.
Confesse seus pecados a Deus, peça ajuda ao Criador e comece vida nova. “Pois nenhuma condenação há aos que estão em Cristo Jesus”.

 

Kléber Gonçalves
www.novasemente.org.br