Os 10 Mandamentos – 8º Mandamento: Não furtarás

Este mandamento está em Êxodo 20:15 = Não furtarás.
Jesus Cristo, um dia, fez a seguinte pergunta aos Seus discípulos: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa de sua alma?”. Aqui a Bíblia é clara, que a vida vale muito mais do que qualquer aquisição de bens materiais. A vida é breve, passageira e temporária. Alguém já viu uma funerária seguida por um caminhão de mudança?

Vejam os tipos comuns de furto:
1) Roubo: (forma direta, milenar de adquirir o bem do outro). O próprio Deus diz que odeia o roubo: “Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado…”Isa 61:8.
2) Engano: Muitos são lesados sem ter uma arma na cabeça e sem ter sua casa arrombada. Veja o que diz sobre isso no Antigo Testamento: “venderemos o grão para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo a medida, procedendo dolorosamente com balança enganosa. Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo” Amós 8:5.
O sábio Salomão escreveu em Provérbios 20:23 – “Pesos diferentes são abomináveis aos Senhor, e balança enganosa não é boa”.
E ainda no Antigo Testamento é dito: “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”.
3) Dano: “Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás” Lev. 19:13. Outras duas coisas que geram muito dano ao próximo são calúnia e difamação. Com isso, nós furtamos o nome da pessoa, sua conduta. Outra forma de furto, que também causa dano, é a prática de pegar emprestado e não devolver.
Vejam outros tipos de danos que furtamos nosso semelhante: coisas ilegais que privam os autores de receber direitos autorais, plágio, manipulação de informação, desperdício, negligência, superfaturamento, pagamento insuficiente, violência ou negligência com crianças, infidelidade conjugal, sequestro, escravidão. A lista é longa!
Mas, a Bíblia também mostra a forma ideal de trabalharmos para adquirir nossos bens de forma honesta:
Meios Lícitos de Adquirir Bens:
1) Trabalho Digno = Em Gênesis 3:19, diz: “No suor do teu rosto comerás o teu pão”. E o apóstolo Paulo também diz: “Aquele que furtava, não furte mais, antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” EFÉ 4:28. Deus designou o trabalho como uma fonte de bênçãos para nós. Ele traz a cada um de nós o senso, sentimento de respeito próprio.
2) Investimento Honesto: Na parábola dos talentos, Jesus apresenta Sua aprovação daquele que investiu de maneira sábia. Jesus diz: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor.” Mt 25:21. E Jesus também nos adverte: “sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. A Bíblia é contra negócios fraudulentos, obscuros, enganosos, mas ela não condena investimentos honestos e inteligentes
3) Oração: O próprio Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e encontrareis, batei e abri-ser-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mat. 7:8-9. Deus conhece nossas necessidades, precisamos confiar neste Deus.

Por que devemos ser honestos?
1) Deus vê todas as coisas. Muitas pessoas furtam as outras porque pensam que vão se sair bem, e que ninguém vai perceber. Não diriam assim se soubessem que estão sendo observadas. “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não há trevas, nem sobras de morte, onde se escondam os que praticam a iniquidade” Jó 34:22. Podemos enganar pessoas, seguradora, o governo, mas não podemos enganar a Deus.
Mas, também somos exemplos, nossos filhos enxergam nossas obras, nossos valores morais são ensinados muito mais por ações do que por palavras.
2) Colhemoas aquilo que plantamos: A Biblia é clara “Não se deixem enganar. De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”. GÁl 6:7. Se você engana as pessoas, um dia enganarão você também.
3) Seremos recompensados: “A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa em enriquecer não fica sem castigo” Prov 28:20 – NTLH.
A recompensa de Deus é nesta vida e também na vida eterna ao lado do Pai!

Kleber Gonçalves
www.novasemente.org