Os 5 pilares da Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é possibilidade de aprender a lidar com as próprias emoções, “termo difundido por Daniel Goleman, considerado o ‘Pai da Inteligência Emocional’, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos”, explica Vilela Junior, Empresário e Coaching.
A Inteligência Emocial, quando bem trabalhada traz melhorias para os relacionamentos interpessoais e para as competências profissionais, “além disso, a Inteligência Emocional influencia, de forma positiva, a saúde física e mental.
A ciência já comprovou que doenças cardíacas, câncer e diabetes, entre outras, têm relação com sentimentos não trabalhados corretamente”, explica.

Inteligência Emocional: sua importância
“Quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, anulamos emoções negativas, todas aquelas que produzem comportamentos destrutivos e, então, fortalecemos emoções positivas para gerar os resultados desejados”, comenta.
Vilela pontua afirmando “abaixo relacionei alguns pilares da Inteligência Emocional e como você poderá aplicá-los diariamente, fortalecendo a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes”.

1 – Conhecer suas emoções
O primeiro passo é conhecer a si mesmo, analisar emoções e as ações atuais.
“Essa é a principal chave da inteligência emocional! Necessário estar ciente de que a Inteligência Emocional é um processo gradual e que varia de pessoa para pessoa”, esclarece Vilela.

2 – Controle sua emoções
Todos nós passamos por momentos difíceis na vida, ou sentimos ansiosos por algum motivo. “Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção. Cada situação possui diversas saídas, basta você procurá-las”, explica o coaching.

3 – Automotivação
Pensar antes de tomar as decisões lhe trará diversos benefícios e evitará o conflito.

Vilela Junior Life Coaching
Empresário e Coach

“Se utilizar adequadamente suas emoções, você chegará aos seus objetivos.
Foco! Tudo é possível, desde que você corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente!”, aconselha.

4 – Empatia
Aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos nos torna mais sensíveis e abertos.

5 – Relacionamento interpessoal.
Outro ponto chave para o sucesso é saber ter boas relações, guiando as emoções dos outros. Isso criará um ambiente positivo à sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.

Algumas vantagens que você alcançará ao desenvolver melhor sua Inteligência Emocional:
– Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse;
– Diminuirá as discussões nos seus relacionamentos;
– Melhorará os relacionamentos interpessoais;
– Maior clareza nos objetivos e ações;
– Melhorará a capacidade de tomada de decisão;
– Melhorará a administração do tempo e produtividade;
– Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
– Terá mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro.

“Suas emoções influenciam nas suas decisões, nos seus relacionamentos e na vida profissional. Entender e aplicar os pilares da Inteligência Emocional será primordial para o seu sucesso!
Pessoas que aprendem a lidar com a Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções atrapalhem suas vidas”, conclui.