Os “amigos” de Jó

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na  adversidade.
Provérbios 17:17

Jó, o patriarca da terra de Ur, além de ter uma grande família e muita gente ao seu serviço, também tinha amigos. E a Bíblia cita o nome de quatro amigos, e também diz que existem amigos mais chegados que irmãos, o que não era o caso dos amigos de Jó, pois, no momento mais difícil de sua vida, eles, ao invés de consolá-lo, fizeram acusações.
Vamos conversar um pouco sobre os “amigos” de Jó. Um deles era Elifaz (Jó 4:7 e 8), que disse que o inocente jamais pereceu e os sinceros não foram destruídos, ainda continuou dizendo que os que plantam iniquidade e semeiam o mal segam isso mesmo. Em outras palavras, estava dizendo que Jó estava recebendo o que merecia.
Bildade (Jó 8:13) era outro amigo, acusou Jó de esquecer de Deus e o chamou de hipócrita. Em outro momento, o amigo Zofar se apresentou como um moralista, fazendo também acusações contra esse piedoso patriarca. E no capítulo 32 e versículo 2, um quarto amigo de Jó se ira contra ele, o acusando de se justificar mais do que a Deus.
Imaginem um homem sofrer todas as adversidades que Jó sofreu e ainda teve que aturar esses amigos acusadores. Se Deus deu testemunho da fidelidade de Jó, quem eram esses homens para acusá-lo.
Quem sabe você vive ou já viveu esta experiência, lembre-se que o que importa para você não são as opiniões dos outros, mas o que Deus pensa de você. Qualquer que for a situação, olhe para Jesus porque Ele te ama e te entende em qualquer situação.
Que Deus te abençoe em nome de Jesus.

Vergílio Rodrigues dos Santos
(Pastor da Assembleia de Deus – Belém)