Os benefícios das terapias manuais para a estética corporal feminina

A procura por tratamentos estéticos tem aumentado a cada dia, incluindo a procura por terapias manuais, mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona e sobre a verdadeira eficácia destes métodos. A terapia manual como procedimento estético tem como principal objetivo a redução da Lipodistrofia Ginoide (LDG), celulite como é conhecida pelos leigos, junto à redução de medidas, hidratação da pele e melhora de seu aspecto clínico e visual.

O que é a Lipodistrofia Ginoide (LDG)?

Clayton Maciel
Massoterapueta Clínico e Terapeuta em Barras de Access
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
F. 98249 6959/ 3872 3722

A Lipodistrofia Ginoide significa: Lipo, relativo a gordura; distrofia demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido; e ginoide, onde Gino, designativo de mulher, e Oide denota forma de. Portanto, a LDG é uma alteração locorregional do panículo adiposo subcutâneo, determinante do formato corporal da mulher com perda do equilíbrio histofisiológico local.

Como a terapia manual pode ajudar no seu tratamento?
Dentre as terapias manuais, a Drenagem linfática e Massagem modeladora são as mais usadas para este tratamento, pois tem mais evidência. A massagem modeladora é um tipo de massagem que utiliza movimentos de amassamento e deslizamentos com pressão, movimentos rápidos e vigorosos, gerando efeitos fisiológicos, como vasodilatação, melhora da oxigenação, nutrição tecidual e estimulação para eliminação de metabólicos.Esses efeitos ativam a permeabilidade da pele, promovem analgesia, aceleram a eliminação de toxinas e, deste modo, melhoram o aspecto do Fibro Edema Gelóide (FEG) de grau leve a moderado, e previnem o agravo do grau severo.
A drenagem linfática é uma técnica que consiste em drenar o excesso de líquido acumulado nos espaços intersticiais, por meio de manobras rítmicas, lentas e suaves no sentido dos vasos linfáticos e linfonodos. Ocorre a melhora na circulação linfática, pois, são estimulados, tendem a reduzir edemas e eliminar resíduos, sendo usada esta técnica no tratamento de linfedema e como prevenção do mesmo no pós-operatório de câncer de mama. As reações causadas pela drenagem linfática geram normalmente um equilíbrio hidrostático, proporcionando melhora no aspecto da pele e eliminação de toxinas e aumenta a diurese, levando a diminuição do aspecto deixado pelo FEG e da dor e o aumento da sensibilidade no local.

E sobre a redução de medidas?

Dra. Mayra Leandro
Fisioterapeuta
Materclin Cosmópolis

É importante salientar que redução de medidas e redução de peso são coisas diferentes. Quando um cliente recebe uma massagem modeladora quanto a que estimula o sistema circulatório sanguíneo e indiretamente o sistema linfático, ocorre eliminação de líquidos retidos, contribuindo para redução de medidas. A massagem modeladora tem benefícios, como o aumento do metabolismo, estimula respostas neuromusculares e aumenta a circulação sanguínea, o que gera redução de edemas, além de quando feita na região abdominal ajudar no funcionamento do intestino, o que gera uma mudança significativa nas medidas.
Porém, por esses motivos, a massagem se torna um otimizador para penetração dos princípios ativos lipolíticos, o que quer dizer que, associado a dieta saudável e exercícios, a perda de peso pode ocorrer mais rápido, quanto apenas a dieta e exercícios juntos.
Tanto a massagem modeladora quanto a drenagem linfática mostram resultados sobre o FEG e redução de medidas. Além disso, contribuem com o equilíbrio no organismo, aumento da autoestima e qualidade de vida.
Por: Dra. Mayra Leandro (Fisioterapeuta) e Clayton Maciel (Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Access)