Os benefícios do Pilates durante o período menstrual

Exercícios físicos reduzem as tensões e melhoram o humor, e o método Pilates pode ser um grande aliado da mulher para diminuir os sintomas causados pela menstruação

Dra. Sueli M. de Oliveira Fisioterapeuta Stúdio Sú Montaño Crefito 139822-F

A menstruação é o período do ciclo reprodutivo feminino, que tem início na puberdade, entre 10, 11 ou 12 anos, e termina quando a mulher entra na menopausa, por volta dos 50 anos. Todos os meses, o útero prepara um revestimento interno, chamado endométrio, que é uma camada para abrigar o embrião se ocorrer a fecundação. Caso não ocorra, esse tecido é descartado, ou seja, a menstruação é a descamação do endométrio. Geralmente, em mulheres saudáveis, a menstruação pode durar de três a sete dias. A maioria das mulheres tem queixas de sintomas da TPM (Transtorno Disfórico Pré-menstrual) e esses sintomas podem durar até o terceiro dia do sangramento menstrual.
A menstruação pode vir acompanhada de alguns sintomas, tais como:
• Inchaços abdominais
• Retenção de líquidos
• Mudanças de humor
• Náuseas
• Dores de cabeça
• Dores nas costas
• Cólicas
• Dores osteomusculares
• Sonolência.
Quando a mulher entra no período menstrual, ela pode sentir alguns desses sintomas citados, mas, com certeza, um dos piores sintomas da menstruação são as cólicas, que a grande maioria das mulheres sofre, por estar ali presente durante a sua fase de vida reprodutiva e que, em algumas mulheres, essa dor pode ser debilitante; em alguns casos, necessitam de acompanhamentos médicos. Durante esse processo, a mulher também sente seu corpo inchado devido a progesterona ativa, outro hormônio chamado de aldosterona responsável por influenciar o sistema renal, causando a retenção de líquidos no corpo.
A prática de atividades física regularmente ajuda a aliviar esses sintomas que, muitas vezes, prejudicam as rotinas diárias da mulher, porque os exercícios físicos reduzem as tensões e melhoram o humor. E o método Pilates pode ser um grande aliado da mulher para diminuir os sintomas causados pela menstruação, pois, trabalha com exercícios de mobilidade pélvica que resultam no bom funcionamento da bexiga, útero e instestinos, que melhoram o equilíbrio hidroeletrolítico e fluxo sanguíneo dos órgãos pélvicos.
O Pilates promove muitos benefícios, pois, trabalha a força, flexibilidade e equilíbrio e, durante a sua prática, ocorre a liberação da endorfina, que é um analgésico natural, ajudando a diminuir os sintomas das cólicas e dores musculares. Ressalto que, nesse período, os exercícios devem ser realizados em menor intensidade.
Ao exercitar com o Pilates, a mulher trabalha toda a região pélvica e também o relaxamento, que são importantes para a melhora dos sintomas menstruais, e para relaxar as tensões, diminuindo o mal estar e promovendo bem-estar.
Sendo assim, ao praticar o método Pilates, com exercícios sem impactos, com técnicas de respiração controladas e movimentos fluídos, proporcionará diversos benefícios para a mulher que, nesse período, sofre muito em seu corpo com sintomas indesejados.
Pilates, muito mais que uma atividade física, é um estilo de vida que vai além de um corpo esculpido.