Os benefícios do Pilates no tratamento das patologias do joelho

Eles são partes essenciais do nosso corpo, porque a articulação suporta carga enorme para nos manter em pé

Dra. Sueli M. de Oliveira Fisioterapeuta Stúdio Su Montano

Os movimentos dos nossos corpos são gerados a partir das combinações de dois sistemas: o muscular e o esquelético. O tecido muscular esquelético está ligado aos ossos, sendo assim, a contração muscular traciona os ossos ao qual estão conectados, gerando os movimentos, e para que isso ocorra o nosso corpo precisa estar em plena harmonia, para que não ocorram as compensações, gerando, assim, os desequilíbrios posturais.
Hoje, vamos falar das patologias dos joelhos. Para compreender um pouco mais sobre essa estrutura complexa, temos que analisar todo o conjunto anatômico. Os joelhos são formados pelo fêmur, tíbia e patela, compondo as articulações tíbiofemoral e patelofemoral. Para gerar o movimento na tíbia tem uma estrutura chamada menisco, que possui o formato de meia lua. Ele se divide em duas porções: menisco medial e lateral, sua função principal é diminuir a pressão sobre a cartilagem. Os ligamentos são responsáveis para sua funcionalidade, eles dão estabilidade e proteção contra os impactos que certo tipo de movimento pode causar; os quatro ligamentos principais são: LCA (Ligamento Cruzado Anterior): limita o deslocamento anterior da tíbia e o deslizamento posterior do fêmur; LCP (Ligamento Cruzado Posterior): limita o deslocamento posterior da tíbia e o deslizamento anterior do fêmur; LCM (Ligamento Colateral Medial): limita a abertura medial do joelho; LCL (Ligamento Colateral Lateral): limita a abertura lateral do joelho.
A lubrificação das articulações é realizada pelo líquido sinovial, permitindo a movimentação funcional suave e indolor.Os músculos que compõem a estrutura dos joelhos são: vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são músculos responsáveis pela extensão do joelho. Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso são responsáveis pela flexão do joelho. Tensor da fáscia lata realiza a rotação lateral do joelho e promove estabilidade articular. Sartório é responsável pela rotação medial do joelho.
Quando ocorre uma disfunção nesse mecanismo complexo que compõe toda estrutura dos joelhos, surgem as patologias que dificultam sua funcionalidade. Essas disfunções são oriundas de diversos fatores tais como: obesidade, sedentarismo, prática de atividade física de impactos, alterações posturais, lesões e desgastes devido a idade. As lesões mais comuns nos joelhos são:
• Rompimento do LCA (Ligamento Cruzado Anterior),
•Rompimento do LCP (Ligamento Cruzado Posterior),
• Lesão do menisco, lembrando que ele é responsável por absorver o impacto realizado sobre os joelhos,
• Luxação da patela através de traumas ou entorses,
• Condromalácia patelar que é o amolecimento da cartilagem sem causa específica,
• Tendinite patelar,
•Artrose, que é a perda da cartilagem.
Os joelhos são partes essenciais do nosso corpo porque a articulação do joelho suporta carga enorme para nos manter em pé e também realizar os movimentos de extensão e flexão de membros inferiores, pois dependemos dessa estrutura para as nossas atividades diárias, e seu mal funcionamento pode impactar a qualidade de vida. Não existe uma idade certa para a dor nos joelhos se manifestar, pois pode ser multifatorial. Quando o joelho não está funcionando bem, o sintoma mais comum é a dor. Quando isso ocorre, tem que descobrir a causa para fazer o tratamento adequado e não comprometer as outras estruturas, gerando um quadro mais grave. Por isso, a importância de ter um diagnóstico com um especialista e seguir o tratamento proposto.
Como sabemos, a atividade física é importante para o sistema muscular, porque melhora a eficiência dos músculos. A falta da atividade física pode levar a atrofia dos músculos. Praticar o Método Pilates vai trazer ao paciente a reabilitação, pois, os exercícios fortalecem os músculos e estabilizam as partes danificadas. Pilates é um ótimo aliado no processo de reabilitação dos joelhos, por suas variedades de exercícios de baixo impacto, trabalha também músculos profundos, que são menores, mas que são responsáveis pela sustentação dos maiores.
O método Pilates trabalha o corpo todo e a mente, resultando em inúmeros benefícios para a saúde. O método, por se tratar de atividade física, possui movimentos que restabelecem a perfeita funcionalidade dos joelhos, pois atua no ganho de força, principalmente, a estabilizadora, promovendo a reabilitação e, por realizar exercícios físicos controlados e alongamentos, desenvolve a consciência corporal e o equilíbrio, que é um processo da reeducação dos movimentos, tornando o Pilates um tratamento muito eficaz para as patologias dos joelhos.