Os benefícios do Pilates para os praticantes de corrida

Pode ser praticado junto com a corrida, pois prepara o corpo em vários sentidos

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta
Stúdio Su Montano

“Através do Pilates, você primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo e, depois, através da repetição adequada de seus exercícios, você gradual e progressivamente consegue ritmo e coordenação natural em todas as suas atividades subconscientes” (Frase de Joseph Pilates).
Hoje, cada vez mais, encontramos adeptos das corridas, por se tratar de um esporte de fácil acesso e quase sem custos. Nos deparamos com os esportistas amadores e com os atletas de alto rendimento, por se tratar de uma modalidade esportiva, onde, praticamente, não há restrição, de idade ou sexo, e a sua execução é muito simples.
A corrida, quando praticada por corredores de alto rendimento, costuma ser também bem elaborada para que o atleta possa atingir o seu potencial máximo, por isso, a importância de um treino bem fundamentado com acompanhamento de profissionais especializados, tais como: educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas.
Já para os corredores amadores eventuais que estão em busca de emagrecimento ou condicionamento físico, não basta simplesmente sair correndo, pois, é também necessário procurar informações médicas para saber se o corpo está apto à prática desse esporte, pois, muitos não sabem que os impactos das corridas podem lesionar o corpo. O ideal é sempre buscar orientação de profissionais especializados para que suas necessidades possam ser atendidas e, assim, desfrutar ao máximo dos benefícios da corrida para a saúde, como: condicionamento físico, perda de peso, melhoras cardiovasculares.
O Pilates pode ser praticado em conjunto com a corrida, pois, prepara o corpo em vários sentidos; o Pilates ajuda na biomecânica durante a corrida. Se pensarmos numa corrida de rua, geralmente, o movimento é constante e sempre repetitivo, ou seja, os mesmos músculos sempre requisitados, impactando sempre nas mesmas articulações, músculos e ligamentos, gerando uma sobrecarga nessas estruturas, que pode gerar lesões se a postura estiver incorreta durante a prática.
São muitos os benefícios do Pilates para o corredor:
Melhora da postura: a postura do corpo na hora da corrida é muito importante, pois, diminui os riscos de lesões e contribui para uma melhor execução dos movimentos.
Aumento da força e resistência muscular: com a prática do Pilates, o atleta adquire um corpo mais resistente. Com músculos e articulações mais fortes, o atleta ganha em velocidade e diminui o desgaste.
Melhora do alongamento e flexibilidade: os benefícios do alongamento e flexibilidade são inúmeros, pois, o atleta desenvolve movimentos mais amplos, o que melhora a qualidade de suas passadas, gerando um menor gasto energético.
Melhora da capacidade pulmonar: com o método Pilates, o atleta desenvolve uma respiração longa e profunda durante os exercícios, expandindo, assim, a caixa torácica. O atleta aprende a respirar melhor, favorecendo a troca gasosa, e permitindo que o oxigênio chegue nos músculos, o que resulta em mais energia e resistência aeróbica.
Aumento da consciência corporal: o atleta que desenvolve a consciência corporal tem pleno domínio do corpo, ativando, assim, os grupos musculares necessários para a execução dos movimentos e evitando movimentos desnecessários.
Prevenção de lesões: com a prática do Pilates, o corredor de alto rendimento ou mesmo corredor amador, terá um corpo mais resistente e com flexibilidade maior, o que diminui os riscos de lesões.
Como podemos ver, o Pilates contribui, e muito, para que o corredor tenha êxito nas corridas, pois, desenvolve um corpo mais forte que absorve melhor os impactos. Um corpo bem condicionado, flexível e alinhado se torna mais resistente aos treinos, diminuindo o desgaste e a fadiga, além de combater as dores e lesões. Pilates, com certeza, vai contribuir para melhora dos seus resultados e aumento da performance.