Os cães podem comer doces?

Alguns ingredientes presentes nos doces podem ser tóxicos para eles, como é o caso do chocolate e do xilitol

A resposta é não. Na natureza eles são onívoros e se alimentam de carnes, vegetais e até de frutas, o que explica porque alguns se interessam por doces, já que as frutas contêm um tipo de açúcar chamado frutose. Porém, a quantidade de açúcar presente nos doces que comemos é muito superior a encontrada em frutas e legumes.
Desta forma, mesmo uma pequena porção de uma sobremesa pode trazer prejuízos para a saúde dos cães. Além de que alguns ingredientes presentes nos doces podem ser tóxicos para eles, como é o caso do chocolate e do xilitol.
O chocolate é extremamente perigoso para os cachorros, pois possui uma substância chamada teobromina, que é nociva para eles. Além de conter cafeína, que também é prejudicial, mas em menor gravidade. A ingestão de chocolate, mesmo em pequena quantidade, pode levar a náuseas, vômitos, diarreia, taquicardia, tremores, convulsões e, em alguns casos, até à morte.
O xilitol é um adoçante natural usado para substituir o açúcar em alguns doces, mas para os cães ele é extremamente tóxico. Quando estes o ingerem, o pâncreas passa a produzir altas doses de insulina, que leva a hipoglicemia, ocorrendo a presença de vômitos, fraqueza, letargia, convulsões e, em casos mais graves, até a morte. Ele está presente em gomas de mascar, balas, chicletes e muitos outros doces industrializados, principalmente doces e alimentos dietéticos, além de xaropes, cremes dentais e algumas vitaminas para humanos.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV – SP 23.967

Nenhum doce é benéfico para os cães, além de serem desnecessários em suas dietas. A inclusão de açúcar processado na dieta dos cães traz consequências negativas, como o aumento de peso e o desequilíbrio nas taxas glicêmicas, o que pode levar a desenvolver diabetes.
Em uma ração de boa qualidade, adequada para o porte e idade do cão, já vai conter todo o açúcar que o organismo dele precisa. E o mesmo vale para os petiscos próprios para cães, que não devem ser oferecidos em excesso, pois embora sejam seguros para o consumo, podem tirar o interesse do alimento principal, que deve ser a ração.
Algumas frutas e legumes, como a banana, o mamão, a maçã, a pera, a melancia, o melão, a batata cozida e a abobrinha, são seguras para eles e podem ser oferecidas como opção de petisco, mas mesmo assim é preciso oferecer com moderação e bom senso, pois em excesso também contribuem para o aumento de peso. Lembrando que essas opções devem ser descascadas, sem sementes e sem adição de temperos.
Caso seu cão ingira chocolate, doces com açúcar ou com a presença de xilitol, ou outro adoçante, e apresente qualquer sintoma, leve imediatamente ao veterinário. E caso apresente sintomas de diabetes, como obesidade, cansaço, muita sede, muita fome e maior quantidade de urina, também leve o quanto antes ao veterinário, pois a diabetes não tem cura, mas tem tratamento.