Os cuidados com os pés durante o tempo frio

No inverno, os pés merecem atenção e cuidados especiais, pois ficam mais suscetíveis a algumas podopatias da estação. “A pele sofre muito mais por conta do ressecamento, principalmente, os pés, que ficam com a pele mais seca e áspera, provocando o surgimento de fissuras (rachaduras no calcanhar) e não é recomendado lixar durante esse período”, enfatiza Eduardo da Silva, Podólogo. Ele ainda completa que “por isso, é preciso redobrar os cuidados fazendo uso de hidratantes todos os dias”.
A função do uso de sapatos é de proteger os pés principalmente, do frio. “O importante é que não seja um pouco largo, nem um pouco apertado, é preciso que o sapato esteja confortável. O uso de sapatos por período muito longo pode provocar o surgimento de micoses de unhas (Onicomicoses) e interdigitais (frieiras entre os dedos).
Os fungos que causam as micoses gostam de ambiente úmido, escuro e quente.
Além de causar também a Onicofose (surgimento de peles debaixo das unhas) por conta da pressão dos sapatos fechados, causando muita dor nos grandes dedos (dedões), confundindo com unha encravada, além dos calos, calosidade e bolhas”, explica.

“O tempo ideal de uso de sapato fechado deve ser de seis a oito horas diárias.
Nessa estação onde se usam mais sapatos fechados, nós, podólogos(as), recomendamos que, nesse período de tempo, onde os pés ficam escondidos, o ideal é não fazer o uso de esmalte, ou seja, dar um descanso para as unhas, pois, o uso contínuo de esmalte e acetona agride a sua integridade, podendo aparecer machas brancas e a unha com coloração amarelada”, esclarece o especialista.

Seguem dicas importante para que você tenha pés saudáveis e sem problemas nesta estação:
– Dê preferência para meias de algodão, que permitam que os pés respirem; sapatos nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que os pés estejam confortáveis.

– Observe se o sapato se adapta aos dedos – que devem ficar sempre livres.

– Ande um pouco com os calçados novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.

– Areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. De preferência, expostos ao sol.

– Faça esfoliação nos pés com bucha vegetal no banho.

Eduardo da Silva
Podólogo

– Seque bem os pés, principalmente, entre os dedos

– Hidrate os pés todos os dias com creme hidratante.

“O importante é que você procure o seu Podólogo (a) a cada 30 dias para fazer a podologia preventiva”, aconselha e conclui o podólogo.