Os desafios de ser mulher e ser uma trabalhadora com carteira assinada

Desigualdade e assédio são constantes e diários na jornada de trabalho feminina

Ao longo de décadas, a mulher na sociedade foi vista sempre com inferioridade, condicionada a cuidar da família e dos trabalhos domésticos ou no máximo em serviços de faxina em locais que não fosse sua própria casa. Por muitos anos, carregou a função de “Do Lar “, onde até no meio corporativo recebia essa dominação de cargo.
Mas, com o passar dos anos, uma série de transformações ocorreu na sociedade e no campo empresarial, acontecendo, assim, uma mudança real para as mulheres.
O desafio das mulheres é constante. A cada dia mais, elas ganham espaço no mercado de trabalho, porém, enfrentam, ainda, discriminação por serem mulheres; assédios, agressões morais, virtuais e outros fazem parte da rotina.

Odair Camargo Consultor RH Headhunter / Coaching

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching

Uma das grandes batalhas a ser vencida é a jornada tripla de trabalho, que é: cuidar de marido e filhos, cuidar de si própria e trabalhar em uma empresa.
As mulheres enfrentam no mundo corporativo uma grande desigualdade comparada ao público masculino.
Os desafios mais claros que as mulheres enfrentam para se recolocar no trabalho são:
– Abertura de vagas ao público feminino: Muitas vagas hoje se abrem ao público feminino se comparadas a décadas atrás, porém, é notório que ainda muitas vagas são abertas estritamente ao público masculino, uma diferença que varia de 20% a 25% em relação a homem e mulher.
– Desigualdade salarial: Explicitamente é visível a diferença salarial entre homens e mulheres; as mesmas recebem, em média, 25% a 30% menos que os homens, em se tratando do mesmo cargo ocupado.
– Constrangimento e situações de assédio (virtual, moral e sexual): O assédio sempre existiu para as mulheres no mundo corporativo, mas antigamente isso não aparecia. Com o surgimento das redes sociais, as mulheres ganharam força e, hoje, têm mais voz e força para divulgarem quando são vítimas de assédio, seja por redes sociais (virtual), seja pelo assédio moral (situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho) e o que hoje mais se comenta é o assédio sexual (toques, intimidações, importunação).
– Dificuldade à ascensão a cargos mais altos: Muitas empresas dificultam a possibilidade da funcionária mulher galgar cargos mais altos dentro da empresa, porém, isso está mudando devido as mulheres, cada dia mais, estarem se atualizando e se projetando em cargos que demandam grande conhecimento.
– Dupla jornada de trabalho: As dificuldades são grandes da mulher conciliar família e trabalho. É uma tarefa exaustiva e requer da mulher um jogo de cintura muito grande. Nota-se que muitas se destacam nesse quesito, porém, uma grande quantidade ainda não consegue conciliar família e trabalho.
– Maternidade: Ser mãe e trabalhar fora é algo ainda penoso para muitas mulheres. A dificuldade com creches e escolas ainda é muito grande. Algumas empresas disponibilizam parcerias com creches, mas muitas ainda estão distantes dessa realidade. Algumas empresas também colocam empecilho na hora de selecionar mães trabalhadoras, dificultando, assim, o ingresso das mesmas no mercado de trabalho.
Os desafios das mulheres serão constantes, sempre será exigido muito mais delas do que do público masculino. Mas, hoje, 2024, temos a certeza que o cenário está mudando, as mulheres, cada dia mais, estão se projetando e conseguindo muitos cargos onde o homem foi a classe dominante.
Como o mês de Março é um ícone para celebrar essa conquista, esperamos que, cada dia mais, as mulheres sejam respeitadas como mulheres e como profissionais. Ficam aqui, para todas as mulheres, os “parabéns por suas grandes conquistas“ e que o sucesso profissional seja apenas a consolidação do esforço de todas.
08 de Março – Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas!!