Os Dez Mandamentos: 1º – “Não terás outros deuses diante de Mim”

O primeiro, dos 10 Mandamento ordenados por Deus, no Monte Sinai, é: “Não terás outros deuses diante de Mim”, Êxodo, 20:3. Isso significa que devemos colocar o Eterno em primeiro lugar. Em outras palavras, não entregue sua vida a deuses que no final só lhe trarão decepções. Neste mandamento, é ordenada a prioridade de Deus em nossa vida.
O próprio Deus escreveu com Seu dedo os 10 mandamentos. Nenhuma outra parte da história bíblica, isso aconteceu. Daí a relevância dos 10 mandamentos.
Este primeiro mandamento contém a condenação explícita de qualquer forma de idolatria, seja visível, ou invisível. A revelação do Sinai é totalmente contrária à idolatria, na forma de imagens ou apegos insensatos. “Não terás outros deuses DIANTE de mim”.
Após a escrita dos 10 mandamentos, o próprio Deus disse: “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração, e ensinarás a teus filhos”. Deut.6:6-7.
Quando Deus diz “não” para nós, Sua única intenção é nos proteger. O Universo foi desenhado por Deus por leis universais; veja que há leis físicas, exemplo, a gravidade. Se você ignora a gravidade, pode ter certeza que vai se machucar. Não há como ignorar as leis físicas e, da mesma forma, não devemos ignorar as leis morais que Deus nos concedeu.
Veja que o mandamento usa o termo “deuses” com “d” minúsculo, por uma simples razão = DEUS É ÚNICO. Mas, o que são “deuses” em nossa vida? Quaisquer coisas que nos dominam e que são consideradas acima do CRIADOR, que são por nós adoradas. Podem ser um emprego, dinheiro, pessoas, sexo, poder, time de futebol, cantores, músicas, cargos (desde professor até presidentes), bandeira (país, pátria) etc..
Jesus quando foi tentado por Satanás. Ele foi tentado pelo 1º Mandamento, pois, o maligno disse: “Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares”. Mas Jesus Se recusa a prostrar ao deus falso e responde: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”.
Só conseguimos guardar os mandamentos se nossa atitude for transformada para amar a Deus em primeiro lugar.
Muita gente fica horas e horas falando da vida das pessoas (fofoca) e não fala nem poucos minutos sobre Deus e assuntos de Seu Reino.
Nunca devemos deixar ser influenciados por pessoas que não têm relacionamento nenhum com o Eterno. Isso nos influencia negativamente para a inversão de valores e, consequentemente, deixamos o Altíssimo em segundo plano.
Todos temos a mesma quantidade de tempo em nossas vidas. Por semana, temos 168 horas; precisamos pedir a Deus sabedoria para utilizar este tempo de maneira adequada. O diabo quer fazer dois males em nossa vida: 1) Nos tornar maus. 2) Nos tornar excessivamente ocupados.Para não pensarmos em Deus e adorarmos ”deuses” falsos.
Tente acordar 15 minutos antes, leia todo dia a Bíblia, converse com o Pai em oração. Peça orientação sobre como deve ser nosso dia, peça para andar com Ele. Até mesmo Jesus Cristo, tinha necessidade de passar tempo orando ao Pai, imagina nós?!!! Veja a passagem de Jesus: “E, levantando-Se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava”. Mc 1:35.
Livrem-se dos deuses que nada servem, nada resolvem, deuses de carne e osso e outros. O próprio Jesus Cristo deu a receita para cumprirmos este 1º Mandamento: “Buscai primeiro o reino de Deus, e Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mt 6:33.
Infelizmente, muitas pessoas que dizem crer em Deus nunca chegam a ponto de torná-Lo o primeiro em suas vidas. O PRIMEIRO MANDAMENTO DE DEUS é uma intenção e ordem para DEUS SER O PRIMEIRO em nossa vida. “Não terás outros deuses diante de Mim”: se não dermos ao Pai a prioridade em nossa existência, não teremos como cumprir os outros 9 mandamentos.
Guardar os mandamentos de Deus é uma prova de amor ao Pai e aos nossos semelhantes.

Kleber Gonçalves
Nova Semente – SP (www.novamente.org)