Os “Do Caminho”

“Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas Minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.” Mateus7:24-27NVI

Pense comigo em um atleta de alto nível, independente de sua modalidade. Facilmente, você lembrará dos nomes dos campeões, medalhistas olímpicos e ícones em seu esporte. Em cada campeão, percebemos o profundo nível de entrega à sua atividade, e o modo como cada um se preparou para o momento onde é coroado pelo seu empenho. Foram longos dias de treino, esforço e renúncia.
Propósitos diferentes exigem preparações diferentes.
Ser um discípulo de Jesus é equivalente a uma longa caminhada (ou maratona, se preferir). Não fomos chamados para uma corrida breve de 100 metros, do tipo “pegue sua bênção e saia correndo”. Ao contrário, a vivência com Jesus deve ser intensa e experimentada no dia a dia. Tal identificação é tão poderosa que os discípulos, ainda no início da Igreja, eram conhecidos como os “Do Caminho”. O próprio Jesus, ao falar de Si mesmo, usa a expressão “Eu sou o Caminho…”.
Portanto, vale a pena se perguntar: “Como tem sido a minha preparação neste caminhar com Jesus?”. Será que encaramos nossa trajetória como uma breve corrida, rápida o suficiente para alcançar nossa resposta de oração e, em seguida, mudamos o curso para longe de Jesus? Encaramos nossa caminhada como uma estação, um tempo ao lado de Jesus de modo a obter alguma paz no meio de um conflito? Ou nos preparamos para uma jornada iniciada aqui, e que continuará na eternidade?
E hoje, como tem sido o “Caminho” que você tem andado?

Pr. Adriano Vargas
Igreja Adventista Cosmópolis Central