Os Geraldos realizam 7ª Mostra Geral do Teatro com eventos gratuitos

Celso Frateschi e Luiz Carlos Vasconcelos participam da programação presencial; enquanto Georgette Fadel, Elias Andreatto e Roberto Mallet são os destaques do eixo on-line.

O grupo Os Geraldos realiza mais uma edição da Mostra Geral do Teatro, de 15 a 22 de dezembro. Alinhada com a reabertura de teatros no Brasil e no mundo, a sétima edição do evento, que ocorre desde 2015, contará com uma programação inteiramente gratuita e híbrida, promovendo exposição, masterclass, exibição de filme e espetáculos, em formato presencial, além de ações on-line, com exibições de espetáculos e oficinas no Youtube. Todos os espetáculos são monólogos e, para os eventos presenciais, é necessário fazer a reserva pelo site Sympla.

O eixo presencial acontece no Teatro de Arte e Ofício (TAO), de sexta (17) a domingo (19). Na sexta-feira, haverá dois eventos em  homenagem a Teresa Aguiar, fundadora do TAO, atual sede do grupo Os Geraldos e onde ocorrerão os eventos presenciais da 7ª Mostra:  às 17h30 começa a exposição que reúne fotos, documentos e matérias sobre a vida de Teresa Aguiar,  que vai até quarta-feira (22), e às 19h, haverá a exibição do filme “Palavras ao Mar – 500 anos de poesia em língua portuguesa”,parte do projeto “Teresa Aguiar: sempre em cena”, com direção de Ariane Porto e fotografia de KK Araújo, em comemoração aos 37 anos do Teatro de Arte e Ofício, 55 anos do grupo de teatro Rotunda e 20 anos da TAO Produções. No fim de semana, a Mostra traz dois espetáculos teatrais convidados: no sábado (18), às 20h, Celso Frateschi apresenta o monólogo “Horácio”, que está em seu repertório há mais de 30 anos; e, no domingo, às 19h, haverá o espetáculo “Silêncio Total – vem chegando um palhaço”, com Luiz Carlos Vasconcelos como o palhaço Xuxu, que existe com esse nome desde 1978. No mesmo dia, às 10h, Vasconcelos também fará uma masterclass, aberta ao público.

Quanto ao eixo online, a abertura acontece nesta quarta-feira (15), às 20h, com o espetáculo convidado Van Gogh, que retrata o universo violento deste pintor que, aos 37 anos, se suicidou após uma vida de repetidas negações: negação do reconhecimento como artista, negação do amor e do convívio social. O espetáculo deu a Elias Andreato os Prêmios Shell e Apetesp de melhor ator, a Wagner Freire o Prêmio Shell de melhor iluminação e indicação para o Prêmio Shell de melhor direção para Márcia Abujamra. Na quinta-feira (16), às 20h, será exibido “Lições de Abismo”, com Roberto Mallet, espetáculo criado a partir do romance homônimo de Gustavo Corção, e na sexta-feira (17), o espetáculo “Afinação I”, com Georgette Fadel, que põe em cena a pensadora e professora francesa Simone Weil  e seu violoncelo em uma conferência sobre sofrimento e liberdade.

Além disso, o eixo online, conta com masterclasses; exibição do mais recente espetáculo do grupo, “Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico”, dirigido por Gabriel Villela; exibições de compartilhamentos de processos de dois espetáculos; além de bate-papos e oficinas. Dentre as ações formativas online está  a oficina “O ofício do ator e a criação de Territórios Culturais”, com o ator, gestor cultural e coordenador do grupo Os Geraldos,  Douglas Novais. Os eventos online acontecem pelo canal no Youtube do grupo e pela plataforma Zoom (com inscrições pelo Sympa).

 

Os Geraldos

O grupo Os Geraldos, que existe há 14 anos em Campinas, já circulou por mais de 80 municípios – do interior paulista, outras regiões brasileiras e do exterior -, além de oferecer cursos de teatro e gestão cultural. Administra o Teatro de Arte e Ofício, um dos mais tradicionais espaços independentes da Cultura de Campinas (SP), que o grupo revitalizou em 2017 e o tornou sua quarta sede, potencializando suas atividades de criação teatral, formação artística, difusão e gestão cultural. Pela atuação em todas essas áreas, o grupo foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais, em 2017, e já recebeu 44 prêmios, em festivais nacionais e internacionais. 

O nome, Os Geraldos, tanto presta uma homenagem ao distrito de Barão Geraldo – à Unicamp, onde o grupo foi fundado – quanto remete ao seu propósito: o teatro para um público geral, para qualquer Geraldo, um nome comum brasileiro. Representa, portanto, a síntese dessa identidade, construída entre a erudição da pesquisa acadêmica e a poesia do teatro popular.

 

Programação

15/12 (quarta-feira):

19:00 – Abertura da Mostra (Online)

20:00 – Espetáculo VanGogh, com Elias Andreato (Online)

21:00 – Compartilhamento de processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor (Online)

 

16/12 (quinta-feira):

 

20:00 – Espetáculo Lições de Abismo, com Roberto Mallet (Online)

21:00 – Compartilhamento de processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor (Online)

 

17/12 (sexta-feira):

 

10:00 – Compartilhamento de processo: Pararatimbum – Um Reino pela Música (Online)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

19:00 – Filme Palavras ao Mar – 500 anos de poesia em língua Portuguesa

20:00 – Espetáculo Afinação I, com Georgette Fadel (Online)

21:00 – Compartilhamento de processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor  (Online) 

  

18/12 (sábado):

 

10:00 – Compartilhamento de processo: Pararatimbum – Um Reino pela Música (Online)

10:30 – Oficina: Batuques em Pararatimbum (Online)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

20:00 – Espetáculo “Horácio”, com Celso Frateschi (Presencial)

 

19/12 (Domingo):

 

10:00 – Compartilhamento de processo: Pararatimbum – Um Reino pela Música (Online)

10:00 – Masterclass com Luiz Carlos Vasconcelos (Presencial)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

19:00 – Espetáculo “Silêncio Total – vem chegando um palhaço”, com Luiz Carlos Vasconcelos (Presencial)

 

20/12 (Segunda-feira):

10:00 – Compartilhamento de Processo: Pararatimbum – Um Reino pela Música (Online)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

20:00 – Compartilhamento de processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor (Online) 

21:00 – Live sobre o processo de criação do espetáculo Mano a Mano (Online)

 

21/12 (Terça-feira):

 

10:00 – Compartilhamento de Processo:: Pararatimbum – Um Reino pela Música (Online)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

19:00 – Oficina: O ofício do ator e a criação de Territórios Culturais, com Douglas Novais

21:00 – Compartilhamento de processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor (Online) 

 

22/12 (Quarta-feira):

 

16:00 – Série de Masterclasses:“Cordel do amor sem fim” (Online)

17:30 – Exposição “Teresa Aguiar: sempre em cena” (Presencial)

19:00 – Espetáculo Cordel do Amor Sem Fim, com Os Geraldos (Online)

20:00 – Live sobre o processo de criação do Cordel do Amor Sem Fim, com o grupo Os Geraldos (Online)

21:00 – Compartilhamento de Processo: Mano a Mano – ou a quimera do amor (Online) 

 

Mais informações

 

http://www.osgeraldos.com.br/7a-mostra-geral-do-teatro/

facebook.com/osgeraldosteatro | Instagram: @osgeraldosteatro

producaoosgeraldos@gmail.com