Os perigos da automedicação em cães e gatos

Muitos remédios encontrados em casa são extremamente tóxicos para os cães e, principalmente, para os gatos, que são ainda mais sensíveis

A automedicação, ou seja, o consumo de medicamentos sem prescrição médica, é muito comum entre as pessoas e esse comportamento se repete também com relação a seus animais. Porém, muitos remédios encontrados em casa são extremamente tóxicos para os cães e, principalmente, para os gatos, que são ainda mais sensíveis.
Ao verem seu animalzinho passando mal, com dor, mancando, entre outras coisas, muitos tutores tomam uma decisão precipitada e acabam automedicando seus animais. Mas, isso pode ser extremamente nocivo à saúde dos pets, pois pode levar a um quadro de intoxicação, mascarar os sintomas de uma doença, ou ainda pode piorar o estado do animal a ponto de levá-lo até mesmo à morte.
Os animais possuem dificuldade em metabolizar alguns componentes de remédios de uso humano, além destes terem uma alta dosagem para o uso em animais.
Alguns dos princípios ativos que têm seu uso proibido em cães e gatos são:
• Ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Doril®, Melhoral®)
• Paracetamol (Tylenol®)
• Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
• Diclofenaco sódico (Voltaren®)
• Diclofenaco potássico (Cataflam®)
• Ibuprofeno (Advil®)
• Piridium®
Esses medicamentos podem causar sintomas como vômito (com ou sem sangue), salivação excessiva, febre, diarreia, convulsões e problemas neurológicos, além de úlcera gástrica, falência renal e pancreatite.
Até mesmo algumas medicações em forma de pomada, creme ou gel podem intoxicar um animal, já que estes se lambem e acabam ingerindo o produto. Deve-se tomar cuidado também com o uso de produtos otológicos e colírios de uso humano.
O uso de remédios próprios para animais também deve ser prescrito por um médico veterinário, pois este indicará a dose e frequência de administração corretas. Muitas medicações também não podem ser usadas em pacientes com problemas gastrointestinais, renais ou hepáticos. Nem todo medicamento para cães pode ser usado também para gatos. E algumas raças também são sensíveis a determinados medicamentos, e o uso incorreto pode levar à morte.
Caso o animal ingira algum medicamento inapropriado, leve imediatamente ao veterinário e conte a ele qual o medicamento usado e sua dosagem. Não esconda nenhum medicamento que foi administrado, mesmo que tenha sido um chá ou um remédio caseiro. Quanto antes for identificado o tipo de intoxicação, mais específico será o tratamento e mais chances de sobreviver tem seu animal.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967