Ouse ir ao contexto!

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR”

É um fato que todos nós já cometemos equívocos, e a maioria deles se dá por não conhecermos o todo da questão em si, e por isso acontecem erros e equívocos. Quero fazer menção de um texto que todos nós estamos acostumados e muitos sabem até de cor: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo. 3:16.
É uma verdade absoluta, Deus é quem teve a iniciativa de trazer o homem de volta a um relacionamento com Ele, e para isso Ele doou Seu próprio Filho. “Que amor tão grande”, um plano perfeito e por amor, Jesus morreu para perdão dos nossos pecados.
Costumo brincar em sala de aula, pergunto aos alunos, o que está escrito em Jo. 3:16? Na maioria das vezes, eles acertam sem abrir a bíblia, e como eles não estão com a bíblia aberta, eu pergunto, e o próximo versículo o que diz? Muito raramente alguém sabe.
Eis a questão do porque preciso ousar ir ao contexto. O verso seguinte (17) é tão importante e revelador quanto o (16). “Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. Às vezes, por não irmos ao contexto, deixamos de ter a revelação por completo. O verso 17 não só completa o verso 16, como nos traz uma revelação profunda do amor e do plano perfeito de Deus para com o homem. “Deus enviou Seu Filho não para condenar”.
Quantas pessoas se sentem presas com acusações sem valor, pois se eu confio a minha vida a Cristo, eu não sou mais vítima de acusações, Rm. 8:1. Jesus não veio para condenar, Ele veio para perdoar, não importa qual a sua condição, o Amor de Deus é maior.
Ele não aponta o dedo para você, jogando em sua cara o que você já cometeu, Ele não veio condenar, não tenha medo de se achegar a Ele. Confie no perdão e na restauração, o amor de Deus vai além, não se limite apenas no que você conhece, ouse se aprofundar até onde você nunca foi.
É no contexto que aprendemos que Deus nos dá novas oportunidades nos oferecendo o Seu perdão e uma nova chance de recomeçar. Creia no amor e no perdão de Deus sobre a sua vida, deixando Ele dirigir seus passos, pois Ele nos leva a lugares seguros onde veremos o amor e não uma condenação. Ouse se aprofundar no contexto que você vai ver o quanto Deus pode Se revelar a nós através do todo de Sua palavra, não apenas alguns textos. Busque conhecer o que a bíblia diz, para você conseguir ir além. Então, conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a Sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Amós 6:3

Pr. Sival Elias
Igreja Evangélica da Paz SHALOM