Outubro Rosa Pet: saiba mais sobre o câncer de mama em cadelas e gatas

Fêmeas não castradas são as mais propensas aos tumores

Natalia Idalgo de Queiroz Médica Veterinária CRMV-SP 23.967

Aproveitando a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama em mulheres, que acontece agora no mês de outubro, vamos falar sobre o câncer de mama em cães e gatos. A incidência nos machos é de apenas 1%. Nas cadelas é de cerca de 45%, quase o dobro da doença em mulheres. Já nas gatas, é de aproximadamente 30%. Normalmente acomete animais idosos, acima de 6 anos.
O câncer é um crescimento desordenado de células no organismo, que no caso de tumores de mama, seriam as células das glândulas mamárias. As causas dessa multiplicação celular são multifatoriais, incluindo componentes genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais.
As fêmeas não castradas são as mais propensas aos tumores, já que a produção de hormônios ovarianos, estrógeno e progesterona, influencia muito no desenvolvimento das mamas. Portanto, recomenda-se a castração precoce, de preferência antes de entrar no terceiro cio no máximo, já que após este período, a incidência já aumenta para 26% e aumenta progressivamente após cada cio.
As fêmeas que apresentam pseudociese, também conhecida como gestação psicológica, são mais propensas ao desenvolvimento dos tumores. Assim como, as que recebem aplicações de “injeções anti-cio” (anticoncepcionais), que nada mais são do que injeções de hormônios, que além de tumores de mama, também podem causar infecção de útero, tumores de útero e ovários e hiperplasias de mama, mais comuns em gatas que recebem a injeção.
O diagnóstico e o tratamento precoce da doença, assim como nas mulheres, proporcionam um prognóstico melhor. Palpar as mamas do animal em busca de nódulos é muito importante. Se perceber qualquer aumento de volume, mamas avermelhadas, inchadas ou com secreção, deve-se levar logo ao veterinário. Normalmente, a retirada cirúrgica é a melhor opção de tratamento, e quanto mais rápida for essa intervenção, menor a chance de metástase (quando as células cancerígenas atingem outro órgão) e menor o sofrimento do animal.
Portanto, no caso das cadelas e gatas, o câncer de mama tem uma importante forma de prevenção sim e se chama castração precoce!
Caso seu animal já tenha passado da idade mais indicada, mesmo assim converse com seu veterinário a respeito da castração para evitar outras doenças no sistema reprodutor e realizar a adequada palpação das mamas.