Ouvindo a voz de Deus

“Sua voz como o som de muitas águas” Apocalipse 1:15

Uma das maiores alegrias da vida cristã, sem dúvida, é o privilégio de poder ouvir a voz de Deus e saber que Ele quis que fosse assim. Experimentar Deus falando com você até mesmo em questões pessoais não tem preço. Você pode estar pensando, mas, isso não é comum pra mim.
Infelizmente, pode ser verdade. Muitas vezes, o prazer dessa experiência é ofuscado por outras vozes. Rotina, vida espiritual superficial, incredulidade, desobediência, entre outras coisas nos confundem e nos impedem de ouvir a voz mais importante.
Quando deixamos de ouvir Deus, nosso relacionamento com Ele fica prejudicado e nos sentimos frustrados. Mas, isso não precisa e não deve ser assim porque Deus deseja falar conosco e de maneira pessoal.
Nosso Deus não é um Deus alienado ou distante. Ele sempre evidenciou o desejo de se relacionar e interagir com seus filhos. Falou por meio de Moisés, da lei, de anjos, da natureza, dos profetas, da palavra, entre outros.
Comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Trata-se de uma necessidade primária do ser humano. O processo de comunicação consiste em enviar, receber e interpretar mensagens que provocam um entendimento e uma resposta.
A comunicação está presente e é indispensável em todas as formas de relação conhecidas: Sociais, Pessoais, Educacionais, Políticas, Comerciais, Empresariais e também nas ESPIRITUAIS.
Deus nos criou com essa capacidade para que pudesse haver um canal para comunhão entre nós e Ele. Por isso, a bíblia fala muito da importância de ouvir a voz de Deus.
“Eu asseguro: Quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão”. João 5:24-25
“Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz”. João 8:47
Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e Lhe obedecem”. Lucas 11:28
“Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”. Mateus 7:24-25
Ao lermos atentamente esses textos concluímos que nossa comunicação com o Pai tem como propósito nos orientar sobre Sua vontade, fazer-nos felizes, confirmar que pertencemos a Ele e a estarmos firmes nas provações.
Precisamos aprender e crer que Deus continua a falar conosco ainda hoje. No mundo atual onde nossa vida que já era complexa se tornou ainda mais complicada com todas essas novidades e suas consequências é indispensável e reconfortante saber que Deus sempre tem algo a nos dizer.
Mas será que Deus ainda tem algo mais a nos dizer que já não foi dito de Genesis a Apocalipse? Creia, Ele tem muito a nos dizer e espera que sua voz seja ouvida.
A bíblia nos diz explicitamente que Deus fala ainda hoje de maneira tão poderosa quanto falava nos dias em que ela estava sendo escrita.
Poderia numerar pelo menos três razões pelas quais Deus mantém ainda hoje canal de comunicação com Seu povo.
1 – Deus não nos ama menos do que amou o povo do antigo testamento.
2 – Ele sabe que precisamos de Seus conselhos para tomar decisões e fazer escolhas que vão impactar nossas vidas de maneira marcante.
3 – Deus sabe que somos frágeis e precisamos de segurança e proteção que só Ele pode nos prover.
Quero convidá-los a exercitar a fé e disciplina para ouvir a voz de Deus de maneira pessoal, contudo, mais que ouvidos atentos é necessário coração reverente.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade