Padre Diego Humeniuk fala sobre as missas virtuais em época de pandemia

Pároco da Igreja Matriz Santa Gertrudes diz que isolamento social é indispensável

Veja na íntegra uma carta do líder católico de Cosmópolis. “Estamos vivendo tempos difíceis sofrendo com a Pandemia que assola o mundo todo, tempos de medo, angústia e insegurança. Como prevenção para amenizar os danos do vírus, temos que viver o isolamento social, impedidos até de nos reunirmos para celebrar a fé em comunidade. Evitando todo tipo de aglomeração, todas as atividades religiosas também pararam; surgiu aí um grande florescer para os meios de comunicação, sobretudo, as redes sociais, para, de certa forma, acalentar o coração dos fieis e permitir que as pessoas possam rezar, mais ainda nesta semana que, para os católicos, é a semana mais importante, que é a Semana Santa.
Assim nós também da Paróquia Santa Gertrudes, como praticamente todas as paróquias da nossa Diocese, tivemos que nos adaptar a celebrar as Missas com as igrejas vazias, apenas com alguns poucos colaboradores para poder transmitir ao vivo e permitir que os paroquianos, desde as suas casas, pudessem rezar e celebrar. É uma situação bem particular, nunca antes vivida por nenhum de nós, por isso, todos estamos ainda em fase de adaptação, tentando fazer o melhor: padres, equipes de celebrações, pastoral da comunicação, e tem dado certo, o feedback está sendo muito positivo, a participação pelo facebook e instagram aumenta a cada dia, e as pessoas em suas casas, reunidas em família, vivenciam verdadeiros momentos de oração com uma intensidade muito bonita. Creio que esta situação despertou isso nas famílias, rezar em casa, fazer dos nossos lares uma verdadeira igreja doméstica.
Diante disso, enxergamos quão positiva pode ser a tecnologia usada para o bem, permitindo que, embora cada um na sua casa, possamos ‘estar reunidos’ em oração. É claro que existem algumas falhas, por exemplo, a falta de aparelhos adequados, a qualidade da internet, muitos dos paroquianos são já idosos e não têm acesso a essas ferramentas, mas existe uma movimentação muito grande para que as transmissões cheguem a todos os lares.
Com certeza, o que mais sentimos falta é o calor humano, provocado em cada encontro, ao final de contas somos comunidade, e ela se alimenta da comunhão, da fraternidade, do estar juntos, mas entendemos que o isolamento social é indispensável para superar esta difícil situação, e como Igreja estamos fazendo a nossa parte.
Fique em casa! Se cuide! Rezemos juntos pelos meios de comunicação. Tudo isto vai passa”.
Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquia Santa Gertrudes