Padre Itamar deixa saudade…

Bem querido em Cosmópolis, ele foi pároco durante anos na Matriz Santa Gertrudes

Na madrugada de terça-feira (31), faleceu o Padre Itamar Gonçalves, 74 anos. Bem querido, ele foi pároco durante anos em Cosmópolis.
“O jovem Itamar, ainda seminarista, veio para nossa Paróquia realizar seu último estágio pastoral na etapa de formação, aqui na Igreja Matriz. Foi ordenado sacerdote em 1979 e, recém-ordenado, foi nomeado pároco com a difícil missão de suceder a marcante figura de Monsenhor Rigotti. Permanecendo aqui quatro anos, com sua peculiar forma de ser e de conduzir a paróquia, muitas marcas deixou e muitos frutos foram colhidos do seu pastoreio.
Na novena de Santa Gertrudes do ano passado (2020), ele esteve conosco e, com uma memória incrível, demonstrou, mais uma vez, todo seu carinho e gratidão pela nossa paróquia e pelos paroquianos que faziam parte da história vocacional dele”, publicou o Padre Diego Humeniuk, Pároco da Paróquia Santa Gertrudes, nas redes sociais da Igreja.

Lembranças
“Ao chegar na cidade, ele conheceu o meu filho Fábio Trevenzolli, e então conheceu nossa família, fazendo parte como um filho. Fomos padrinhos dele ao longo dos anos, casou nossos filhos e eu, Antonio Trevenzolli, o levei para Americana, na sua nova Paróquia. Mas, nosso relacionamento nunca acabou, pois sempre nos visitava, inclusive, com sua mãe, D. Isabel. Foi também Padrinho de crisma, por sua vontade, do meu filho Renato”, diz Antonio Trevenzoli, amigo de longa data e compadre do Padre Itamar.

42 anos de Ministério Sacerdotal
Padre Itamar Gonçalves era pároco da Paróquia São Jorge, de Nova Odessa. Em nota emitida pela Diocese de Limeira, através de seu Bispo Diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau, destaca que, ao longo dos 42 anos de ministério sacerdotal, “Padre Itamar teve uma frutífera caminhada, sendo sempre uma pessoa acolhedora e um testemunho da alegria do Evangelho, e que devemos lembrar dele com gratidão por tudo o que fez à Igreja e ao próximo”.

Despedida
Não houve velório por causa das restrições da pandemia.
Foi celebrada uma missa em sufrágio pela alma do sacerdote, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo de Limeira. Nessa celebração, houve uma significativa participação de padres e uma multidão de fiéis.
O corpo passou, em carro fúnebre, em frente a Igreja de São Jorge, em Nova Odessa, para os ritos exequiais e seguiu para o sepultamento no Cemitério da Saudade, de Americana.

Homenagem
“Senhor, para os que creem em Vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”. (Prefácio dos fieis defuntos I)
Ao Deus Altíssimo, autor de toda vida e das vocações, agradecemos a história e o ministério sacerdotal do Pe. Itamar, e a Ele entregamos com fé a vida deste nosso irmão, certos que agora participa do grande banquete celeste. Que brilhe para ele a luz que não se apaga!” –

 

Pe. Diego Humeniuk
– Pároco