Padre Ricardo Araújo se despede de Cosmópolis e comove população

Pároco, que cativou os fiéis de maneira diferenciada, ficou sete anos à frente da Paróquia São Benedito. Agora, ele foi transferido para a Paróquia Santa Luzia, em Limeira

O Padre Ricardo Aguiar de Araujo, de 37 anos, esteve à frente da Paróquia São Benedito, localizada na Avenida da Saudade, por sete anos. Mais do que líder religioso, o Pároco se tornou uma figura pública carismática, amável e muito próxima da população, o que torna sua despedida, neste sábado, ainda mais difícil para todos.

A transferência
O padre Ricardo Araujo foi transferido para uma paróquia da cidade de Limeira e esta rotatividade é normal para a Diocese de Limeira. “Não vejo como algo negativo, faz parte do processo, mas, é que a gente se apega, cria laços e a saída se torna muito difícil realmente”, inicia a entrevista, já emocionado.

Sete anos à frente de
Cosmópolis
“A média, a provisão, que geralmente nós temos à frente de uma paróquia é de seis anos; eu acabei ficando até um pouco mais. Não fui forçado a mudar, mas, chegamos a um consenso de que era melhor. Sabemos que isso faz parte do processo e é um momento de amadurecimento para mim também. Mudanças são boas, apesar das despedidas; as mudanças renovam tudo, é renovo para mim e renovo para a comunidade”, explica.

Padre Ricardo: marcante!
“Eu olho muito pelo lado humano, isso para mim é fundamental. Eu gosto de ser tratado como todas as pessoas são tratadas, eu gosto, sim, de ser respeitado, mas, como todas as pessoas devem ser respeitadas. Talvez o que para mim é normal, foi visto como diferença para muitas das pessoas”.

Além dos fiéis católicos
O padre Ricardo cativou muito além de suas próprias ovelhas. “São muitas pessoas envolvidas, sempre fiz questão de deixar essas portas abertas. Então, muitas pessoas passaram e passam por aqui, algumas, infelizmente, se foram para sempre; outras se mudaram, mas, sei que muita gente passou por aqui e há muitas marcas, não digo só para minha vida, mas, na história da comunidade”.

Quando te perguntarem
de Cosmópolis, o que se
lembrará daqui?
“Afeto! Muito afeto! É uma das coisas que mais sinto aqui, criamos afeto e muito cuidado. Eu aprendi a cuidar das pessoas e, ao mesmo tempo, eu me permiti deixar ser cuidado por elas. Então, essa é a marca que, ao caminhar e olhar para trás, lembrarei que ficou – o afeto desta cidade!”

O que você acha que
Cosmópolis ainda necessita
ou possui mais carência?
“A cidade necessita de uma política melhor, onde as pessoas e os moradores, independente de raça ou religião, sejam cuidados. Acredito que, nesse âmbito, não político enquanto partidário, mas, políticas públicas, que gerem cuidado para a vida das pessoas, isso é algo que Cosmópolis necessita. Neste tempo, tive uma proximidade bem grande com a cidade e, principalmente, na área da saúde; é algo que sempre me despertou a atenção, vivi dentro do hospital e isto não foi fardo, eu gosto desta área, porque acredito que a população é deixada de lado nisso, bem como, tantos outros direitos que são fundamentais, mas que são descuidados”, desabafa.
A Graduação em Psicologia
Padre Ricardo está cursando o 4º da graduação em Psicologia como forma de atender ainda melhor as pessoas. “Quero aprender a compreender melhor as pessoas, a me compreender melhor, aprender a lidar com as loucuras do ser humano e trabalhar a questão da fé; muita coisa é relacionada ao sentimento e envolve espiritualidade, religião… Pensar na religião, não como o lugar de cumprir com obrigação, mas, da igreja como um lugar que me identifico como sendo uma casa.
Na minha casa, tenho meus direitos e meus deveres, dever de cuidar do outro e o direito de ser cuidado pelo outro e é isto que forma a família. Essa rede de cuidado, se pararmos para pensar, é pensarmos no Reino de Deus… Todo mundo com vida, com dignidade, com vida em abundância, como disse Jesus”.

Próximos Planos
Padre Ricardo Araujo embarca para missões no Panamá na próxima semana, com oito jovens cosmopolenses, entre um grupo de 47 pessoas da região para a Jornada Mundial da Juventude. “Serão sete dias na Costa Rica, em atividade missionária em áreas indígenas. Depois, iremos de ônibus, em 18 horas de viagem, para o Panamá, onde será o grande encontro com a presença do Papa Francisco. No meu retorno para o Brasil, vou diretamente para Limeira, onde serei o padre da paróquia Santa Luzia e começo os novos trabalhos”.

Padre Ricardo declara:
“Cosmópolis foi meu
primeiro amor”
“Assim que fui ordenado, há sete anos, já vim para Cosmópolis, e a Paróquia São Benedito que, até então, era uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com a minha chegada, se tornou Paróquia São Benedito, e foi o meu primeiro vínculo”.

Despedida
“É algo novo para mim, nunca passei por isso, portanto, esta é a hora de ninguém soltar a mão de ninguém. Precisamos nos cuidar até percebermos que essa diferença que nós queremos na sociedade depende das atitudes de cada um de nós. Eu nunca fiz nada além do que eu deveria fazer, mas, devemos pensar nas atitudes que devemos ter em nossas vidas no dia a dia.
Quero dizer que Cosmópolis era um lugar desconhecido, eu fui ‘desmatando’, ‘descobrindo’ e passei a amar, a amar de paixão mesmo, o lugar, o povo, os diversos contatos com as diversas religiões, independente de tudo, com pastores, pastoras, pessoas, mesmo não sendo lideranças, que me acolheram e me permitiram acolher”.

Um pedido
“Meu pedido é este: que continuemos nos cuidando, um dos outros. Cosmópolis foi o meu primeiro amor realmente. Não é uma despedida ou adeus, sei que não é para tão longe que vou, mas, sei também que não teremos mais esse convívio diário que tínhamos com essa população, que é um povo carente, mas, sempre acolhedor!”

Agradecimento
“Além de todo meu povo, os fiéis da Paróquia, gostaria de agradecer as lideranças, os líderes políticos que sempre nos receberam, nos deram ouvidos, aceitaram nossos conselhos e que juntos possamos continuar lutando para uma vida melhor para o nosso povo!”

Última missa
A última missa celebrada pelo Padre Ricardo Araujo na Paróquia São Benedito será neste sábado, 12, às 19h30.