Pais devem ficar atentos na escolha do transporte escolar

A poucas semanas do início das aulas, os pais já se preocupam com todos os detalhes para que os filhos comecem o ano letivo com tudo em ordem. Junto com material escolar, uniformes escolares e taxas de matrícula, também está o transporte como preocupação. Apesar de parecer uma decisão simples, esta precisa ser feita com cautela para que os pais não se arrependam em assinar um contrato anual do serviço, já que o mesmo é contratado visando não só a facilidade, mas, também, a importância dos alunos chegarem ao colégio sem atraso e que voltem com segurança e tranquilidade para casa.
De primeiro momento, o mais importante a ser verificado pelos pais é se o veículo possui autorização para transportar crianças e adolescentes. Após isso, se certificar de que todos os itens de segurança do veículo estão aptos e regulares é de extrema importância. Retrovisores, cintos de segurança, pneus, travas das portas, vidros e monitores contratados para estarem atentos aos movimentos das crianças ajudam na tranquilidade e confiança dos pais.
O Secretário de Segurança Pública Carlos Alexandre Braga alerta. “Além de se certificarem da autorização para transporte escolar e itens importantes como o cinto de segurança, analisar a situação dos pneus, se no visual geral o carro apresenta boas condições e, principalmente, se o motorista é credenciado para o transporte de passageiros. Estar atento a esses simples detalhes evita que muitos acidentes ocorram com os pequenos”.

Carlos Alexandre Braga - Secretário de Segurança Pública

Carlos Alexandre Braga – Secretário de Segurança Pública

Outra dica importante aos pais é pedir referências aos pais de outros estudantes e verificar se a escola tem indicação de motoristas que já fazem o transporte de outros alunos da instituição, como uma espécie de cadastro.
A negociação do contrato de prestação de serviço também merece cuidado para que não haja surpresas e constrangimentos. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor possui uma cartilha com orientações para os pais e sugere que é importante ficar claro se haverá reajuste da mensalidade em caso de aumento de preço dos combustíveis. A cartilha sugere, ainda, negociar a melhor data para pagamento e discutir a inclusão de uma cláusula de multa por descumprimento de horários.
Algo que pode ajudar muito o contratante é observar o trabalho dos transportadores antes de contratá-los, parando próximo à escola nos horários de entrada e saída. Seguir o trajeto do veículo pelo trânsito, avaliando itens como parar em frente à escola (e não na esquina, por exemplo), ajuda com as crianças na subida e descida do veículo, cuidados ao dirigir, respeito a semáforos, faixas de pedestre, delicadeza no trato com as crianças, entre outros aspectos podem definir ou não a qualidade do transporte que está se responsabilizando pelo trajeto de ida e volta das crianças.
O secretário ainda aconselha. “No caso de os pais encontrarem qualquer irregularidade no transporte escolar, é importante que entrem em contato com a Guarda Municipal de Cosmópolis através do telefone (19) 3872-2600, que tomaremos as providências cabíveis”.