Palavra de ânimo e esperança

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

Gênesis 33.14 – “Ora, passe, o meu senhor, diante da face de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme o passo do gado que está diante da minha face e conforme o passo dos meninos, até que chegue a meu Senhor, em Seir”.
Nós ainda não passamos por este caminho, mas o Jesus já passou. É um caminho ainda não palmilhado por nós, mas Ele conhece todo por experiência pessoal. Os trechos íngremes que nos tiram o fôlego, os trechos pedregosos que nos magoam os pés, e outros escaldantes que nos deixam tão cansados, os rios turbulentos que temos de atravessar – por tudo isso, Jesus já passou antes de nós. Ele sabe de tudo, o tempo todo; e não vai fazer que você dê sequer um passo além do que seus aguentam. Não se importe se acha que não será capaz de dar o próximo passo, pois, ou Ele lhe dará força necessária para dá-lo, ou ordenará uma parada e você não terá que dar o passo. Somente temos que obedecê-LO.
João 4.50 – “Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse e foi-se”.
Marcos 11.24 – “Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que recebereis e tê-lo-eis”.
No meio de circunstâncias confortáveis a sua fé não vai crescer. Num momento a sós com DEUS, Ele nos dá uma promessa e, com palavras grandiosas e cheias de graça, confirma uma aliança com a gente. Põe-se, então, a distância para ver quanto nós cremos, e a seguir, permite que o tentador venha – ah, e a prova parece contradizer tudo o que Ele falou. É nessa hora que a fé ganha a coroa. É o momento de olharmos para cima através da tempestade e, do meio dos navegantes atemorizados, exclamar: “Eu confio em DEUS, Ele está cuidando de mim. Ele falou e assim será”.
Isaías 43.2 – “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.
Ainda que DEUS possa, Ele não abrirá de antemão o caminho à nossa frente, mas somente à medida que vamos dando cada passo. DEUS não promete enviar ajuda antes de ser necessário. DEUS não retira os obstáculos do caminho antes de chegarmos a eles. Mas quando chegamos ao extremo da nossa necessidade, ali estará a mão de DEUS, estendida. Muitos temem a hora da morte e se queixam de não terem “graça para morrer”. É claro; não têm graça para morrer, enquanto estão com saúde, no meio dos afazeres diários, com a morte ainda a distância. Por que teriam a graça agora? É de graça para os afazeres, que precisam no momento – graça para viver. De graça para morrer precisarão quando chegar a hora da morte.
Romanos 8.18 – “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.
A perfeita visão, o perfeito amor, que deseja a perfeição de seu objeto, não recua por uma fraqueza sentimental diante do sofrimento presente e transitório. O amor de nosso PAI é muito verdadeiro para fraquejar. Porque Ele ama a Seus filhos, Ele os corrige, a fim de fazê-los participantes da Sua santidade. Com esse glorioso fim em vista, Ele não nos poupa o pranto. Aperfeiçoados através do sofrimento, como seu irmão mais velho, os filhos de DEUS são exercitados na obediência e trazidos à glória, através de muita tribulação, lutas.
Romanos 8.37 – “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
Assim como o marinheiro sábio usa o vendaval para avançar, manobrando e aproveitando o seu impulso, assim também nos é possível na vida espiritual, pela graça de DEUS, tirar proveito de fatos e circunstâncias que parecem ser os mais desagradáveis e adversos. Assim podemos dizer continuamente: “As coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho.” … tem-se pensado comumente que comodidade e segurança são condições mais favoráveis de vida; no entanto, todos os homens nobres e fortes provam, ao contrário, que a resistência nas adversidades é que molda os homens de caráter, e distingue uma mera existência de uma vida vigorosa.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana