Pandemia foi um desafio marcante na carreira de contadora cosmopolense

Dayane começou a acompanhar a área aos dezesseis anos no escritório do pai

Dayane Bandera Ferreira de Moraes
Sócia-Proprietária do Escritório LCF Contabilidade

Formada em Ciências Contábeis, Dayane Bandera Ferreira de Moraes, de 43 anos, está completando 27 anos de profissão neste ano. A profissional se formou em 2001 e, desde então, continua atuando na área contábil.

Ínicio
“Comecei a trabalhar no escritório de contabilidade do meu pai, LCF Contabilidade, aos dezesseis anos de idade. Na época, fazia serviço de banco e escrituração do departamento fiscal. Mais tarde, comecei a faculdade de Ciências Contábeis. Me formei em 2001 e, desde então, venho sendo contadora e sócia do escritório junto com o meu pai”, explica.

 

 

 

Perfil de um contador
O trabalho de contador consiste em elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais, entre outros. Dayane conta sobre o seu dia a dia à frente do escritório. “Administro o escritório e o setor financeiro, auxilio a equipe nos diversos departamentos, entrego obrigações tributárias das empresas para a Receita Federal e Estado. Faço imposto de renda pessoa física e jurídica”.

Aprendizado
Para a profissional, é importante continuar estudando, visto que as leis sofrem constantes mudanças. “Sempre temos que estar estudando, nos atualizando e lendo sobre as novas leis que mudam diariamente”.
O setor financeiro das empresas passou por dificuldades durante a pandemia da COVID-19. Dayane conta que este foi um momento marcante em sua carreira. “O momento mais marcante de todo esse tempo como contadora foi a pandemia. Além de orientar os empreendedores sobre os impostos e demais tributos, tivemos que manter a calma para poder ajudar as empresas nas tomadas de decisões no momento difícil que estávamos passando, principalmente, as empresas que tiveram que fechar nesse período. O importante é que deu tudo certo”, conclui.