“Olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”.
Queridos amigos e leitores, com essa frase do amado Papa Francisco, escrevo nesta edição comemorativa, celebrando o aniversário da cidade.
Fazer aniversário é exatamente isso, olhar o caminho já percorrido e agradecer por cada passo dado, viver com intensidade e paixão dando o melhor de si no hoje da nossa história que é realmente um presente, e nessa perspectiva acreditar que o futuro será muito bom.
Gratidão é um sentimento nobre que não pode faltar no nosso dia a dia, quanto mais quando falamos em relação a Deus, sem mérito nenhum da nossa parte, Ele está constantemente nos abençoando, não passa um milésimo de segundo sequer, sem sermos atingidos pela graça que vem do Alto.
Olhando para os 79 anos de história como município, não temos nem condições de enumerar: fatos, pessoas, conquistas, avanços e realizações, enfim, coisas boas que aconteceram. Tantos anos de uma bela história, que logicamente não é perfeita, Cosmópolis ainda tem muitos desafios, muito por crescer e melhorar, mas que deve, sem dúvidas, se orgulhar de tudo aquilo que já foi construído.
Que as conquistas já alcançadas sejam então um incentivo para alcançar as que ainda faltam, vivendo assim com paixão, intensidade, dedicação e comprometimento o presente no qual, somos nós os responsáveis, por escrever a história, que no futuro, outros contemplarão.
Enfim, quero manifestar também minha plena convicção, de que temos no céu uma grande advogada (como diz o hino dela) que é Santa Gertrudes, a padroeira de toda a cidade. Vale lembrar aqui, que quando o município estava se emancipando, a paróquia já tinha quase trinta anos de instalação, portanto, é impossível separar a história da cidade da proteção e intercessão, daquela que um dia foi escolhida como patrona deste lugar, cuja festa litúrgica, também celebramos neste lindo mês de novembro, no dia 16.
Parabéns amada Cidade Universo!
Que por intercessão de Santa Gertrudes, Deus continue fazendo deste lugar, um solo abençoado e fértil. E que cada cosmopolense, legítimo ou de coração, ofereça sempre o seu melhor.
Aquele meu abraço, do meu jeito e do meu tamanho.