Papel da Acupuntura no tratamento da ansiedade, depressão e síndrome do pânico

Apesar de ter por volta de 5000 anos, técnica continua muito atual e eficaz

Rodrigo Amaro Andrade, Acupunturista
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Tel. 19 99709 3948
Interclínicas – R. Ramos de Azevedo, 57 – Centro

A Acupuntura é uma das principais ferramentas da Medicina Chinesa. Apesar de ter por volta de 5000 anos, ela continua muito atual e eficaz, até mesmo para tratar problemas relacionados ao estilo de vida moderna, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Muitos estudos científicos já comprovaram a sua eficácia no tratamento desses tipos de distúrbios. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Acupuntura tem efeito igual ou superior ao alcançado pelos ansiolíticos e antidepressivos com a vantagem de não ter os indesejáveis efeitos colaterais e não causar dependência química, como acontece com os remédios, principalmente, com o seu uso indiscriminado e sem o devido acompanhamento de um profissional especialista na área.
Segundo a Medicina Chinesa, todas as doenças que nos acometem são consequências de um desequilíbrio energético do nosso corpo e esses desequilíbrios podem ser causados por inúmeros fatores, como quando a pessoa já nasce com algum problema, e que pode ser hereditário ou não, estilo de vida desregrado como: má alimentação, tanto na qualidade como na quantidade de alimento, excesso ou falta de atividade física, falta de sono adequado, excesso de atividade sexual, trabalho físico ou mental em demasia e um dos principais e mais comuns, ainda mais nos dias atuais que estamos vivendo que são as questões emocionais.
Problemas, desafios, frustrações, alegrias, medos e tristezas todo mundo tem, a diferença é por quanto tempo, qual a frequência, e como cada um lida com cada uma dessas emoções.
Na Medicina Chinesa, dizemos que cada emoção afeta um órgão: a raiva afeta o Fígado e a Vesícula Biliar; o medo enfraquece os Rins e a Bexiga; a tristeza mexe com os Pulmões e Intestino Grosso; a preocupação sobrecarrega o Baço e Estômago; e a ansiedade ou euforia atinge o Coração e Intestino Delgado.
Entendendo isso, podemos dizer que se você não conseguir lidar bem com suas emoções, principalmente, por um período prolongado, isso vai debilitando todo nosso sistema físico e energético e, consequentemente, esse desequilíbrio gera mais emoção negativa, fazendo a pessoa entrar em um ciclo vicioso, onde a emoção afeta o órgão e ele, por sua vez, gera mais emoção negativa, o que torna muito difícil da pessoa conseguir sair sozinha desse processo sem ajuda profissional adequada.