Para quem não vai trocar de carro agora, o negócio é cuidar do atual

O rumor de crise congelou os sonhos dos brasileiros. Quem tinha intenção de trocar seu veículo resolveu esperar um pouco mais. Não há nenhum problema em manter um bom carro por mais tempo. Porém, para os que não querem trocar de carro, o negócio é cuidar do carro antigo. O principal cuidado a ser observado pelo proprietário é o manual do veículo. Pois, como ele vem de fábrica, é adequado e personalizado para cada modelo e, quando seguido à risca, na questão das manutenções, potencializa em muito a vida útil do veículo.
André dos Santos Campos é empresário no ramo de mecânica e auto center há oito anos e tem uma boa experiência na área de manutenção. Abaixo, algumas dicas para vocês a cada quilometragem do veículo.
Nos primeiros 15.000 km rodados, os primeiros cuidados devem ser a troca de óleo e filtros de óleo e ar. Os mesmos devem ser trocados sempre entre 5 .000 km e 10.000 km, dependendo do tipo de óleo e da necessidade de cada carro.
A chegada aos 40.000 km rodados é o momento da substituição dos pneus, acompanhados de alinhamento e balanceamento. Alguns fabricantes têm aumentado a vida útil do pneu, conforme o modelo, por isso, a importância de observar o manual de cada veículo. “Aproveite, ainda, para instalar amortecedores novos, eles prolongarão a vida útil dos pneus. Os freios também podem ser checados, principalmente, o traseiro, com a troca das lonas e pastilhas traseiras. Em casos de vazamento, pode ser necessário substituir os cilindros de roda traseiros. O óleo da transmissão automática, na maioria dos carros, também deve ser substituído aos 40.000 km”, afirma André.
Ele, ainda, frisa que os amortecedores devem ser trocados a cada 40.000 km.
Com 50.000 km, as próprias montadoras recomendam a troca da correia dentada do motor e de seus esticadores. Mas, o fato é que se estes itens são tão importantes, nada impede que por prevenção a troca possa ser feita antes. Desta forma, evitando ter que fazer um motor novo.
A troca da válvula termostática não está prevista em nenhum manual de proprietário, mas, “eu recomendo para que ela não trave e superaqueça o motor” diz André.
Fabio Castro, 29 anos, Mecânico há 13 anos, diz que “cada carro deve ser analisado individualmente. Por isso, a importância de fazer a troca de óleo no mecânico, que pode identificar alguma outra necessidade do veículo.”
Com 70.000 km, a embreagem está no fim de sua vida útil: se o pedal da embreagem estiver pesado, está na hora de trocar.
Nesta quilometragem, você já pode conferir novamente os pneus, considerando que os reformados não duram o mesmo que os originais. Ao substituir os amortecedores, lembre-se da importância agora da substituição das molas.
Com 100.000 km rodados é preciso gastar um pouco para evitar maiores problemas: Por exemplo, o ideal seria trocar todos os itens que podem gerar superaquecimento, como sensores de temperatura, bomba d’água, válvula termostática, mangueira de saída do radiador e tampa do reservatório de expansão. Economizar nestes itens pode fazer você gastar mais com o empenamento do cabeçote ou ainda mesmo com o motor fundido.
Agora, é importante levantar o carro para ver possíveis vazamentos de óleo do motor, câmbio e direção hidráulica. As correias e esticadores já podem ser trocados novamente.
Neste momento, é muito importante considerar a troca da bomba de óleo do motor, para que não haja possibilidades de o motor fundir por falta de lubrificação.
Pode haver grande variação na durabilidade das peças mencionadas, até porque a maneira de conduzir o carro, bem como o tipo de asfalto, pode alterar significativamente a quilometragem da troca.
Seja cauteloso com a troca dos fluídos de motor, freio, câmbio e com a água do sistema de refrigeração (arrefecimento) do motor.
Estas dicas são gerais, o ideal para informações mais específicas de manutenção é consultar o manual do veículo ou um mecânico de sua confiança. É claro que haverá variações quanto ao tempo de duração das peças mencionadas, devido à fabricação, a forma de condução do veículo ou as condições das estradas podem certamente alterar a quilometragem da troca. Por isso é tão necessária a observação das orientações e prazos estabelecidos no manual.

 

Fábio Castro - Empresário na Fábio Car Centro Automotivo  F. (19) 3812-1732

Fábio Castro – Empresário na Fábio Car Centro Automotivo
F. (19) 3812-1732

 

 André dos Santos Campos - Empresário na Caster Auto Center - F. (19) 3882-3629

André dos Santos Campos – Empresário na Caster Auto Center – F. (19) 3882-3629