A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis está reunindo informações e, em breve, o Prefeito Junior Felisbino fará um pronunciamento oficial
Na madrugada desta quinta-feira (09), o ‘Paredão’ da represa sofreu um rompimento.
De acordo com vídeo veiculado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, em um primeiro pronunciamento feito pelo Prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, “agora durante a madrugada, depois das 2h da manhã, recebi a informação em casa que havia acontecido um rompimento da nossa represa, a barragem do ‘Paredão’. Tão logo tomei conhecimento, através dos Secretários Rodrigo, ‘Capotes’ e Fábio, e do Ronan, que foi o primeiro a chegar aqui [ele estava passando pelo local, presenciou o fato e acionou os recursos], representando a Defesa Civil, viemos até a Usina Ester, ali próximo da turbina, para saber. O volume de água estava muito grande ali. Achávamos que tinha rompido uma tubulação, alguma coisa que tinha acontecido, e não… A Defesa Civil já viu que era um problema ocasionado no ‘Paredão’ nosso… Constatamos in loco que houve um rompimento ocasionado, infelizmente, em nosso ‘Paredão’… devido ao grande volume de água de chuvas que aconteceram em locais acima do rio, que diz respeito ao nosso Pirapitingui, e abasteceu a nossa represa.
Já informamos a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os municípios de Americana, Limeira e também a população próxima, do Morada das Carolinas, Assentamento Milton Santos, para que, se houver algum problema, em vista de vidas humanas, que tomem ciência disso e as devidas precauções.
A Defesa Civil já está acompanhando de perto. Em breve, teremos mais informações para passar para a população.
Nossa preocupação neste momento é com o abastecimento de água da cidade. Recentemente, algumas pessoas falavam ‘olha, teve um probleminha de água aqui e ali’. Em nossa ETA, tivemos problema de água, um lodo muito forte, estava mais difícil para tratar a água, e agora nós vimos que realmente era um grande volume de água que estava vindo de outras regiões e estava atrapalhando o nosso abastecimento de água.
Infelizmente, as intempéries climáticas, as chuvas e tudo mais ocasionaram este problema agora. Vamos aguardar amanhecer para tomar as devidas providências”.
O Secretário de Segurança Pública, Fábio Teixeira, informou no vídeo que “mais ou menos uns dois metros foram rompidos do ‘Paredão’ da represa, o volume de água está passando por cima”.
De acordo com Ronan Ferreira, Coordenador de Defesa Civil de Cosmópolis, “nós recebemos informações de um morador da divisa do município, que, na data de ontem, veio uma chuva forte em outros municípios que fazem divisa com o nosso município, e inclusive, o loteamento de chácara dele estava alagado. Nossa equipe vai confirmar, vai até o local, para juntar fotos ao documento e encaminhar aos órgãos competentes, como Defesa Civil do Estado, Defesa Civil Regional”.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis está reunindo informações e, em breve, o Prefeito Junior Felisbino fará um pronunciamento oficial.