É importante conhecer a proposta pedagógica da escola, depois levar a criança para conhecer
No início do ano letivo, duas situações podem estar presentes na vida familiar, o retorno às aulas ou a ida pela primeira vez à escola. A neuropsicopedagoga Andréa Valente Melanda explica que uma situação que é unânime entre os estudantes em férias, de qualquer faixa etária, é dormir tarde e acordar tarde. Porém, ela explica que, com a proximidade do retorno às aulas, chega-se também o momento de começar a se preparar organizando o material, o uniforme, a mochila, ir aos poucos entrando em um ritmo de dormir mais cedo para acordar mais cedo para se readaptar novamente.
Muitas crianças sentem-se ansiosas para voltar às aulas, encontrar os amigos, brincar com os colegas, conhecer a professora. A neuropsicopedagoga conta que a participação dos pais, neste momento, é de fundamental importância para preparar a criança no sentido de se interessar e de poder acompanhar a criança, de poder ajudá-la a organizar o material, se planejar, se programar para o retorno. Dessa forma, a criança sente-se mais feliz, entusiasmada com a volta à escola, sente-se apoiada e feliz.
Andrea dá dicas aos pais das crianças que estão indo pela primeira vez à escola. Primeiro, é importante conhecer a proposta pedagógica da escola, depois levar a criança para conhecer a escola e os adultos que terão contato com ela. A princípio, a criança pode chorar e se recusar a ir para a escola e aí os pais costumam ficar com o coração apertado e se sentindo culpados. Mas, é importante não se desesperar, afinal, todos ficamos ansiosos e inseguros ou com medo diante de situações novas, o desconhecido sempre nos parece ameaçador.
Os pais precisam entender a situação como algo positivo e enriquecedor no desenvolvimento da criança. O que a criança vai aprender na educação infantil será muito importante para toda sua vida futura. Ali ela terá espaço para brincar e aprender brincando, interagir com outras crianças, desenvolver noções de cidadania, limites para suas satisfações e vontades, ouvir o próximo. Brincar na escola é muito diferente de brincar em casa, pois, na escola, a professora intervém de forma intencional de modo a desenvolver as capacidades infantis. É um brincar organizado, monitorado, com objetivos delineados e resultados medidos.
Quando os pequenos estão indo pela primeira vez à escola, é normal sentirem ansiedade pela separação, fantasiam o abandono com receio que os pais não voltem para buscá-los. Os pais precisam demonstrar interesse pela experiência, encorajando-os e reforçando a autoconfiança, mostrando sempre a proximidade que terão com a escola e com a professora. Mas, caso notem que essa ansiedade se apresenta em forma de pânico, é interessante que procurem aconselhamento e ajuda com profissionais especializados.