Parvovirose: entenda o que é, sintomas e cuidados

A Parvovirose é uma doença viral que acomete filhotes, altamente contagiosa por animais. “Geralmente, a mosca é quem faz o transporte do vírus. O animal defeca com cheiro forte e sangue, atrai moscas que são as grandes vilãs em propagar a doença”, explica Adriano Coghi Poletti, médico veterinário.

Causa:
“A doença é causada por um vírus que parasita quase todo sistema gastrointérico inicial, por isso, há vômito e diarreia. Pode ocasionar uma infecção generalizada e, em alguns casos, pode passar para a fase neurológica”, diz o veterinário.

Sintomas:
• Diarreia
• Vômito
• Febre
• Apatia
• Emagrecimento
• Falta de apetite
“O vômito e a diarreia são bem característicos”, enfatiza o especialista.

Adriano Coghi Poletti
Médico Veterinário
Clínica Vila Bicho
Fone: (19) 3882-3422

Contágio:
“As moscas transportam a doença, mas, o contágio também se dá através do contato direto, ou seja, um animal que entra em contato com outro animal doente, animal que entra em contato com fontes em geral de outros animais doentes”, explica Adriano. Ele ainda completa que “ambientes inadequados, aglomeração de animais e climas

quentes contribuem com o contágio da doença”.

Prevenção:
A prevenção é com a vacina V10, que sempre deve ser aplicada em clínicas veterinárias.

Tratamento:
“O tratamento é clínico. Geralmente, o animal precisa ficar internado durante alguns dias. A mortalidade causada pela doença é alta”, explica Adriano. Ele finaliza enfatizando que “o tratamento se baseia na hidratação do animal e aumento nas vitaminas. Tentamos aumentar a imunidade com alguns medicamentos e assim por diante”.