Páscoa

Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Mc 16,6

A Páscoa é a festa mais importante para todos os cristãos. Nela, comemoramos a Ressurreição de Cristo, Ele vence a morte, e assim nos dá vida nova.
A palavra Páscoa significa passagem. A Páscoa dos judeus era a passagem da escravidão para a liberdade, a saída do Egito para a terra prometida. Para nós, cristãos, a Páscoa é a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, do pecado para a santidade, do velho homem para nova criatura, renascida em Cristo.
A Páscoa produz em nós um grande júbilo e uma alegria sem medidas. Por isso, a celebramos com toda solenidade, mas não podemos esquecer que a Ressurreição de Jesus está associada à Sua morte, e morte de cruz.
É por isso que a Semana Santa condensa, em poucas celebrações, esses grandes mistérios, tão importantes para todo seguidor de Cristo, a Última Ceia, a traição de Judas, o julgamento e condenação de Jesus, Sua crucifixação e morte e Sua gloriosa ressurreição.
Não houve e nunca haverá prova maior de amor, do que esta que estamos refletindo. Tanto amou Deus o mundo que enviou Seu Filho, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3, 16
A dolorosa paixão de Jesus na cruz e Sua morte são a prova de amor de Deus por com toda a humanidade. A Ressurreição de Cristo é a prova da força onipotente de Deus, contra as forças do mal que causam a morte e a destruição.
Com Cristo, renascemos na Páscoa, Ele dá sentido à nossa fé, Ele dá motivos para seguir acreditando e lutando com as forças da paz e do amor por um mundo melhor.
Nestes tempos de pandemia, que dia a dia, a atualização do número de vítimas fatais nos assusta e machuca, olhemos para Aquele que, crucificado, assume para Si as nossas dores. Olhemos para o Ressuscitado, olhemos para Aquele que é a nossa paz.
Que este ano, mais do que nunca, a Páscoa nos faça melhores. Deixemos que o Senhor nos transforme, nos faça mais dignos de levarmos o nome de cristãos.
Feliz, abençoada e Santa Páscoa para todos.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis