Páscoa: posso dar chocolate para meus pets?

Uma opção que pode ser oferecida para eles são ovos especiais para cães feitos de alfarroba

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967

Não, cães e gatos não podem comer chocolate.
Embora a Páscoa seja uma época com grande consumo de chocolates pelos humanos, por mais que o cão ou gato peça um pouquinho, ele não deve ser fornecido em hipótese alguma.
O chocolate é altamente tóxico para os pets devido a duas substâncias: a cafeína e a teobromina, presentes no cacau.
Os efeitos dessas substâncias no organismo variam conforme a espécie, peso, idade e raça. A quantidade de teobromina também varia de acordo com o chocolate, quanto mais escuro for o chocolate, maior a quantidade de cacau e, consequentemente, mais teobromina.
Os cães e gatos são ineficientes em metabolizar a teobromina, portanto, o consumo de chocolate pode levar a um quadro extremamente grave de intoxicação.
Os principais sintomas são vômitos, diarreia, polidipsia (beber muita água), arritmias, hiperatividade, tremores, convulsões, febre e, em casos graves, acontece hemorragia interna e coma, e esses sintomas podem levar ao óbito.
Normalmente, os sintomas acontecem de 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. E a teobromina ainda pode permanecer no organismo por seis dias. Por isso, pets que comem chocolate de pouco em pouco podem acabar sendo intoxicados ao longo de dias.
Caso o cão ou gato tenham ingerido chocolate, o ideal é levar logo ao veterinário. Não existe um antídoto específico, mas alguns procedimentos podem ser feitos para que haja uma menor absorção das substâncias tóxicas e um tratamento sintomático também pode ser estabelecido.
Os gatos e cães de pequeno porte podem se intoxicar de uma forma mais grave devido ao baixo peso, assim como os pets filhotes e idosos, que são mais sensíveis.
É preciso orientar todos os familiares para não oferecerem chocolate, principalmente, as crianças. Os chocolates devem ficar muito bem guardados, longe do alcance de animais, pois, atraídos pelo aroma, estes podem roubar o doce.
Uma opção para oferecer guloseimas para os cães na Páscoa, são os ovos feitos especialmente para eles, que não são feitos com cacau, mas sim, com alfarroba, um fruto rico em vitaminas e minerais e que pode ser oferecido sem exageros.
Boa Páscoa!