Patinhos

Em uma manhã de verão, meu esposo e eu fomos a um parque para aspirar ar fresco e apreciar uma lagoa tranquila. De repente, vimos uma mamãe pata com quinze patinhos cruzando uma rua movimentada. Os carros pararam para deixar que atravessassem. As crianças desciam das bicicletas para sorrir e se encantar. Entrando num jardim do outro lado da rua, a mamãe pata pulou por cima da borda de tijolos vermelhos de um canteiro. Os patinhos tentaram fazer a mesma coisa, mas caíram de volta no chão. Ela grasnou baixinho, voltou andando com seu gingado, e os chamou para que a seguissem.
Logo percebeu que eles ainda eram muito pequenos e não conseguiriam. Ela pulou de volta para o meio deles, para grande alegria e entusiasmo da ninhada que batia suas asinhas. Então, a mamãe pata pegou outro trilho até chegar ao espaço aberto no jardim. Seus bebês logo se alinharam atrás dela e a seguiram, eufóricos. Mamãe havia encontrado um caminho sem obstáculos, pelo qual seus filhinhos conseguiam andar.
Esse incidente me fez pensar em Deus e em como Ele nos pede que O sigamos. Às vezes, porém, enquanto tentamos segui-Lo, encontramos obstáculos que não podemos superar. Nós caímos, e Jesus para e nos observa com olhos amorosos para ver se tentaremos de novo. Quando, por fim, clamamos que não conseguimos fazê-lo e pedimos Seu auxílio, Ele atende ao nosso clamor colocando-Se em nosso nível. Às vezes, Ele nos conduz por uma trilha mais suave, onde há menos obstáculos. Ele Se adapta à nossa situação e nos diz: “Está bem, vocês já tentaram bastante. Ainda precisam crescer para superar esse tipo de empecilho. Vamos por outro caminho. Depois de crescerem mais, poderão lidar com desafios maiores e superar maiores obstáculos. Mas estarei sempre com vocês. Prometo que vocês conseguirão”.
Assim como aqueles patinhos, nós tropeçamos. Nós nos erguemos e tentamos mais uma vez saltar; porém, caímos. Com frequência, nossos obstáculos são o gosto por coisas proibidas, nossas emoções perturbadas pelo desejo de coisas erradas. Jesus pode nos ajudar a vencer esses empecilhos. Ele nos dará forças para vencer fragilidades e resistir às tentações. Como aconteceu com os patinhos, o percurso pode ser longo e cheio de perigos. No entanto, Ele sempre vai adiante de nós, escolhendo e preparando o caminho.

Monique Lucile de Oliveira
Meditação da Mulher
Casa Publicadora Brasileira.