Paulina Lefloc, de 85 anos, compartilha uma das receitas mais antigas feitas para a família

Toda família possui uma tradição culinária, que é passada de geração em geração, criando uma memória afetiva muito importante

Toda família tem uma tradição culinária única, geralmente oriunda das práticas de seus antepassados, os quais, muitas das vezes vieram de outros países, ou de outras regiões do Brasil. Aqui em Cosmópolis, na família de Rafaella Bertazzo, a tradição familiar na culinária é muito presente. A pessoa que unifica e que felizmente ainda pode passar as tradições da família é a avó de Rafaella, Paulina Lefloc, de 85 anos.
Rafaella diz que sua avó é bem ativa, mas, devido a idade, vem desenvolvendo um começo de Alzheimer. “Ela acorda de manhã, faz café para a família toda, varre a frente da casa, ajuda muito no buffet, descascando batatas, fazendo as bolachinhas que são vendidas no Empório Lefloc”.
Rafaella também diz que os brindes dados em eventos da ‘Toca Eventos’, antes chamada de ‘Toca do Coelho’, são fabricados à mão até hoje por Paulina, e que a confecção dos coelhos de feltro é uma das únicas coisas das quais ela ainda não se esqueceu, devido a idade avançada.
Paulina tem, desde cedo, o hábito de cozinhar, pois teve de desenvolvê-lo ainda quando mais nova, quando morava na Usina Ester, junto com seus 14 irmãos. Ela se casou com 21 anos, em 25 de maio de 1957, teve duas filhas, Dirce e Márcia, e até o final da vida de seu marido, cuidou muito dele, e sempre fazia para ele uma receita que aprendeu com sua vizinha, D. Kiki, da época em que moravam na Usina Ester.
A família compartilhou a receita com a Gazeta de Cosmópolis, prato que tem grande valor sentimental entre os familiares.

Torta enrolada (Rolo de Mortadela) Massa: 3 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de banha 1 colher de chá de fermento em pó 1 ovo 1 xícara de leite Recheio: Tomate temperado, queijo e mortadela. Faça a massa e coloque para crescer, depois abra e recheie, enrole e, para finalizar, pincele com gema por cima. Pré aqueça o forno a 180º e coloque para assar por 40 minutos ou até dourar por cima. Depende muito da potência do forno.