Pedra no rim: entenda quais são os fatores que levam ao surgimento da doença

O que é?
“Pedra no rim” ou nefrolitiase é quando um cálculo está presente no trajeto urinário, podendo estar localizado no rim, ureter, bexiga e uretra. A grande maioria dos cálculos é de cálcio, composto por oxalato de cálcio, e uma menor parte podendo ser de fosfato de cálcio, cálculos de ácido úrico, estruvita e cistina.

Sintomas
Os sintomas clássicos podem ser caracterizados como dor lombar, com irradiação para baixo do ventre, testículo/pires ou grandes lábios, associado à hematuria, vômitos e disuria. Nem sempre todos os sintomas estão presentes, sendo que o surgimento deles está, na maioria das vezes, relacionado à localização do cálculo, podendo até ocorrer de forma assintomática.

O que causa?
“A formação dos cálculos é um processo complexo e multifatorial, sendo os principais mecanismos envolvidos: distúrbios metabólicos

Henrique Scursoni
Médico
CRM-SP: 154.902
MEDCLIN – Cosmópolis

(baixa ingestão hídrica, dieta pobre em cálcio e rica em proteína de animal e sódio, dentre outros), infecções urinárias de repetição, uso de medicamentos (aciclovir, sulfadiazina, entre outros), histórico familiar ou pessoal prévio de cálculos, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças crônicas e genéticas, dentre outros”, explica Dr. Henrique Scursoni.
Além disso, os cálculos acometem mais os homens do que as mulheres, em uma proporção de 2:1, e esse problema volta a ocorrer em 50% dos casos, caso não seja feito um tratamento adequado.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de raios-X do abdômen ou ultrassom de rins e vias urinárias. Caso esses métodos não evidenciarem o cálculo, e a dúvida persistir, pode ser feita uma tomografia do abdômen sem contraste para elucidação diagnóstica.

Tipos de tratamentos
No tratamento agudo, devem ser utilizados analgésicos, de moderada/alta intensidade, dependendo da gravidade dos sintomas, associado à anti-inflamatórios, bem como avaliação de exames de urina, hemograma completo, creatinina e uréia para evitar e analisar o comprometimento renal, bem como infecções de urina associadas.
No tratamento crônico, existem vários métodos, e cada um apresenta indicações e contra-indicações, devendo ser analisadas uma a uma antes da escolha, sendo os métodos: litotripsia extracorpórea, nefrolitotripsia percutânea, ureterorrenoscopia, cirurgia aberta ou laparoscópica.
Após o tratamento, deve ser feito um acompanhamento com seu médico, e após a análise do cálculo, avaliar as medidas a serem tomadas, sendo elas: aumento da ingestão hídrica, correção de anormalidades anatômicas, alterações dietéticas, controle de peso e uso de medicações (de acordo com o tipo de cálculo).

Prevenção
As melhores formas de se prevenir são: manter uma dieta balanceada, ter controle sobre seu peso e aumentar a ingestão hídrica.