Peixaria Santa Terezinha compartilha sugestão de receita para almoço da Sexta-Feira Santa

O consumo de carne branca durante a Sexta-Feira Santa é tradição há muito tempo, logo, a procura pelo peixe ideal para compor o cardápio do almoço deste dia, que simboliza a morte de Jesus Cristo, é sempre muito grande.
“A Quaresma é sempre o melhor período para venda de peixe. Este ano, está sendo bom, ainda não podemos afirmar que superou o ano de 2017, que resultou em ótimas vendas, mas, elas estão sendo ótimas até agora”, afirma a dona da Peixaria Santa Terezinha, Eliane Suzuki.
Como na maioria dos anos, os peixes mais requisitados pela freguesia são Merluza, Cação, Pintado e Camarão. “O bacalhau é o peixe mais tradicional para a data, mas, as pessoas vêm buscando opções mais em conta e que combinem mais, como as famosas moquecas, ou até mesmo as versões de empanados”, explica.
Para a escolha do peixe ideal, além de se ter em mente qual será a receita a ser produzida, é importante visar fatores como olhos brilhantes e grandes, escamas resistentes e guelras vermelhas e sem muco.
Para ajudar aqueles que ainda não decidiram o prato principal, a peixaria Santa Terezinha compartilhou uma dica de receita. “Este ano, escolhemos diferenciar, fizemos uma receita de ‘massa com peixe’. Ela é produzida com bacalhau, mas, se a pessoa quiser fazê-la com outro peixe, tem total liberdade. O ideal é procurar um peixe sem espinhas, como merluza ou cação”, explica.

Confira:

500g de peixe a gosto
300g de massa
3 ou 4 dentes de alho laminados
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de cogumelos
½ xícara (chá) de molho de soja
Salsinha bem picada a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Caldo de limão a gosto

Limpe o peixe e corte-o em cubos. Tempere com sal, limão e pimenta, deixando-o marinar por 50 minutos.

Em uma panela, aqueça a manteiga, doure o alho e frite o peixe.
Adicione o molho de soja e os cogumelos, abafando-os por cerca de oito minutos.
Coloque o creme de leite e a salsinha, cozinhando para formar um molho.
Cozinhe o macarrão desejado em água com sal e óleo, deixando-o al dente.
Coloque a massa em uma travessa e despeje o molho de peixe.
Sirva ainda quente.

Dica: a massa para este prato deve estar al dente. Ou seja, nem dura nem mole. Para verificar o ponto certo, pegue um pedaço de macarrão e morda. Se apresentar um pouco de resistência, está pronta.
Bom apetite!

Cortesia: Peixaria Santa Terezinha
Rua Ramos de Azevedo, 1021 – F. 3812 5500