Pela 1ª vez, Câmara de Cosmópolis conta com 3 parlamentares mulheres

Eliane Lacerda, inclusive, é a única mulher da região eleita e reeleita por três mandatos consecutivos

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira vêm sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço, inclusive, no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.
Em Cosmópolis, felizmente, e diferente da região, o cenário vem mudando aos poucos. E esta é a primeira vez na história do município que três mulheres são eleitas, duas delas reeleitas, no Poder Legislativo. Um marco da representatividade feminina e exemplo para Câmaras maiores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que ainda não conseguiram, sequer, uma voz feminina na mesa.

Vereadora Eliane Lacerda
Eliane Lacerda conta sobre o sentimento de poder representar a Casa pela terceira vez no próximo pleito. “Sinto-me grata por ser eleita pela terceira vez. Quando assumi minha primeira legislatura, em 2013, era a única mulher dentre os 11 homens. Agora, a partir de 01/01/2021, seremos 3. Nós, mulheres, somos 51% do eleitorado Cosmopolense; mesmo assim, não tivemos nenhuma mulher com apoio partidário para se lançar candidata a prefeita ou vice. Minha luta continuará para que deixem de nos ver apenas como 30% da cota partidária. Estou à disposição para fazer do meu mandato uma ferramenta para nós mulheres pleitearmos igualdade. A mulher tem um grau de comprometimento, disciplina e organização que fazem muito bem à política”.

Vereadora Cris Paes
Para Cristiane Paes, vereadora reeleita para o segundo mandato, “é um avanço Cosmópolis ter elegido três vereadoras para o próximo mandato. Embora as mulheres sejam 51,5% da população brasileira, o eleitor cosmopolense aumentou de pouco mais de 17% para 25% a representatividade de sua população feminina na Câmara Municipal.
É motivo de reflexão, alegria e também de entusiasmo, pois, apesar de sermos maioria, continuamos minoria. O lado positivo é que avançamos e ainda há espaço para ocuparmos. Pessoalmente, espero contribuir para incentivar esse engajamento, bem como o de negros e jovens. Afinal, a política é mais eficiente quando suas propostas, debates e realizações envolvem a sociedade em sua totalidade.
A importância da mulher neste cenário é justamente o de poder participar efetivamente – sugerindo soluções, sendo consultada e com poder de decisão no processo de desenvolvimento de políticas públicas para uma Cosmópolis mais igualitária e socialmente justa, para mulheres e homens”.

Vereradora Talita Chaves
A nova eleita, vereadora Talita Chaves, irá participar do primeiro pleito a partir de Janeiro de 2021. O sentimento é de gratidão. “Estou aqui para fazer a diferença e lutar junto com vocês por política pública, dignidade social, saúde de qualidade para nós mulheres. Agora, vejo uma oportunidade na Câmara Municipal, o fortalecimento das mulheres – são três no Legislativo e isso é um marco para Cosmópolis. Um marco de vitória para nossa cidade!”